https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia//inscries-para-o-processo-seletivo-da-uffs-seguem-at-o-dia-23
14/01/2011
Inscrições para o Processo Seletivo da UFFS seguem até o dia 23
Inscrições para o Processo Seletivo da UFFS seguem até o dia 23
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) prorrogou em uma semana as inscrições para o Processo Seletivo. O prazo, agora, vai até o dia 23 de janeiro.
Quem quer ser aluno de um dos cursos de graduação da UFFS a partir de 2011 e já fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 ou 2010, precisa se inscrever no Processo Seletivo da instituição. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da instituição (www.uffs.edu.br).
Os candidatos a uma das 2.160 vagas de graduação respondem a um questionário. Estudantes que fizeram o Enem em 2009 e em 2010 também sinalizam a nota de qual edição preferem usar como referência.
Para a seleção, a UFFS aplica, sobre a nota do Enem, o fator escola pública: alunos que estudaram em escola pública no ensino médio terão uma bonificação na nota do Enem – se o estudante fez os três anos do ensino médio na escola pública ele acresce 30% na nota alcançada no Enem; se cursou dois anos anos de escola pública tem direito a 20% e se cursou um ano, 10%.
O candidato, no momento da inscrição, deverá escolher entre os 33 cursos diferentes nos cinco campi da instituição: Chapecó (SC), Erechim e Cerro Largo (RS), Laranjeiras do Sul e Realeza (PR). Como uma universidade pública, a UFFS não cobra matrículas ou mensalidades.
A UFFS tem apenas um Processo Seletivo por ano. Mesmo os cursos que iniciam no segundo semestre têm o Processo Seletivo com as inscrições abertas como forma de ingresso.
A Universidade Federal da Fronteira Sul funciona hoje, provisoriamente, no Seminário Nossa Senhora de Fátima. O prédio foi reformado pela Prefeitura de Erechim e tem capacidade de atender 400 alunos. Agora, a prefeitura custeia a reforma na Escola Estadual Érico Veríssimo, onde quatro salas de aula irão abrigar parte dos alunos da UFFS. O município ainda doou uma área de quase 100 hectares para a construção dos prédios.
Tire suas dúvidas:
* Quanto custam as matrículas e mensalidades na UFFS?
Nada! A UFFS é pública e, portanto, não cobra matrículas ou mensalidades.
* Até quando estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo da UFFS?
As inscrições foram prorrogadas até o dia 23 de janeiro de 2011.
* Como posso fazer a inscrição?
Os candidatos podem fazer a inscrição pela página da UFFS na internet: www.uffs.edu.br.
* Quanto custa a inscrição?
A inscrição é gratuita.
* A UFFS aplica uma prova depois do Enem?
Não, a única prova que o candidato precisará fazer é o Enem. Mesmo com o Enem realizado, é necessário fazer a inscrição para o Processo Seletivo da UFFS.
* Como funciona o Processo Seletivo da UFFS?
A nota do Enem é o referencial básico para o ingresso na UFFS. O candidato precisa fazer a inscrição no Processo Seletivo da UFFS. Depois, com os índices mínimos alcançados no Enem, a instituição aplica o fator escola pública: uma bonificação ao candidato de acordo com o número de anos estudados em escola pública no ensino médio. A classificação é resultado da nota do Enem multiplicada pelo fator escola pública.
* Como é essa bonificação? O que é o fator escola pública?
Funciona assim: se o estudante fez os 3 anos do ensino médio na escola pública ele acresce 30% na nota alcançada no Enem; se cursou 2 anos de escola pública tem direito a 20% e se cursou 1 ano, 10%.
* A UFFS participa do Sistema Unificado de Seleção (Sisu) do Ministério da Educação (MEC)?
Não, a UFFS não participa do Sisu. Portanto, se o candidato quiser concorrer a uma das vagas da UFFS, precisará se inscrever no Processo Seletivo próprio da universidade.
* Quem pode concorrer a uma das vagas da UFFS?
Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio (ou quem não tenha concluído o ensino médio, mas tenha direito a certificação do Enem. A certificação deverá ser buscada na Secretaria Estadual de Educação ou nos Institutos Federais) e tenha feito a prova do Enem em 2009 ou em 2010. Para concorrer, o candidato ainda precisará inscrever-se no Processo Seletivo da UFFS.
* Quem tem direito a certificação pelo Enem?
Concluintes do ensino médio que, no dia da prova, tenham completado 18 anos e tenham alcançado no mínimo 400 pontos em cada uma das quatro áreas de provas do Enem e 500 pontos na redação. A certificação deve ser buscada na Secretaria de Estado da Educação ou nos Institutos/ Centros Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Mais informações sobre a certificação podem ser buscadas no site do Enem (http://www.enem.inep.gov.br/).
* Fiz o Enem 2009 e o Enem 2010. Qual dos dois valerá para o Processo Seletivo da UFFS?
No ato da inscrição o candidato escolherá uma das edições do exame para a pontuação.
* Não tenho condições de me sustentar cursando uma graduação. A UFFS pode me ajudar?
A UFFS dispõe de um programa de bolsas com duas modalidades: Permanência e Iniciação Acadêmica. Ambas utilizam a vulnerabilidade social para a seleção. A de Iniciação Acadêmica é oferecida aos acadêmicos que têm disponíveis 20 horas semanais para desenvolver estudos com a orientação de professores. A Permanência estará disponível para alunos que não dispõe do tempo semanal para as atividades acadêmicas.
* Quero entrar na UFFS, mas não posso iniciar as aulas no primeiro semestre de 2011. Posso participar do Processo Seletivo no meio do ano?
Não, a UFFS tem somente um Processo Seletivo por ano. Alguns cursos iniciam as aulas no início do ano e outros no segundo semestre. Em ambos os casos, o candidato precisa passar pelo Processo Seletivo que tem as inscrições de 19 de novembro de 2010 a 23 de janeiro de 2011.
* Existe alguma outra forma de ingresso nos cursos de graduação da UFFS?
Sim. Em momentos oportunos a UFFS divulga os editais de ingresso para Aluno Ouvinte, Aluno Especial, Transferência Externa ou Ingresso de Graduado.
* Onde consigo mais informações sobre o Processo Seletivo e os cursos?
No site da UFFS (www.uffs.edu.br) ou pelos telefones:
Campus de Chapecó – Secretaria Acadêmica (49) 3322-3969
Campus de Erechim - Secretaria Acadêmica (54)3522-0407
Campus de Cerro Largo – Secretaria Acadêmica (55) 3359-3423
Campus de Realeza – Secretaria Acadêmica (046) 3543-3434
Campus de Laranjeiras do Sul - Secretaria Acadêmica (42) 3635-5409
* Quais os cursos disponíveis, os horários, quando são oferecidos e em quais cidades?
Administração
Chapecó (1o – Diurno – 52 vagas e 2o – Noturno – 52 vagas)
Arquitetura e Urbanismo
Erechim (1o – Diurno – 50 vagas)
Engenharia de Aquicultura
Laranjeiras do Sul (1o - Diurno – 52 vagas)
Agronomia
Chapecó (2o- Diurno – 53 vagas), Cerro Largo (1o - Diurno – 52 vagas), Erechim (1o - Diurno – 50 vagas) e Laranjeiras do Sul (1o - Diurno – 52 vagas).
Ciência da Computação
Chapecó (1o- Diurno – 50 vagas e 2o- Noturno – 52 vagas).
Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial
Cerro Largo (1o - Diurno – 50 vagas) e Laranjeiras do Sul (1o - Noturno – 53 vagas).
Enfermagem
Chapecó (1o- Diurno – 41 vagas).
Engenharia Ambiental e Energias Renováveis
Chapecó (1o- Diurno – 52 vagas), Cerro Largo (1o - Diurno – 52 vagas) e Erechim (2o- Diurno – 50 vagas).
Engenharia de Alimentos
Laranjeiras do Sul (1o - Diurno – 50 vagas).
Licenciatura em Ciências: Biologia, Química e Física
Cerro Largo (1o - Noturno – 150 vagas) e Realeza (1o - Noturno – 150 vagas).
Licenciatura em Educação do Campo
Laranjeiras do Sul (1o - Diurno – 30 vagas e 2o - Noturno – 30 vagas).
Licenciatura em Filosofia
Chapecó (1o – Diurno – 30 vagas e 2o – Noturno – 50 vagas) e Erechim (1o - Noturno – 50 vagas).
Licenciatura em História
Chapecó (1o – Diurno – 50 vagas e 2o – Noturno – 52 vagas) e Erechim (1o - Noturno – 50 vagas).
Licenciatura em Geografia
Chapecó (1o – Diurno – 30 vagas e 2o – Noturno – 50 vagas) e Erechim (1o - Noturno – 50 vagas).
Licenciatura em Sociologia
Chapecó (1o – Diurno – 50 vagas e 2o – Noturno – 50 vagas) e Erechim (1o - Noturno – 50 vagas).
Licenciatura em Pedagogia
Chapecó (1o – Diurno – 50 vagas e 2o – Noturno – 52 vagas) e Erechim (1o - Noturno – 50 vagas).
Licenciatura em Português e Espanhol
Chapecó (1o – Diurno – 30 vagas e 2o – Noturno – 33 vagas), Cerro Largo (1o – Noturno – 32 vagas) e Realeza (1o - Noturno – 34 vagas).
Nutrição
Realeza (1o – Diurno – 44 vagas).
Medicina Veterinária
Realeza (1o – Diurno – 50 vagas).