Prefeitura Municipal de Erechim - PIM - Visitadoras participam de programa de desenvolvimento de equipe
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4702/pim---visitadoras-participam-de-programa-de-desenvolvimento-de-equipe

13/12/2010

PIM - Visitadoras participam de programa de desenvolvimento de equipe

PIM - Visitadoras participam de programa de desenvolvimento de equipe

 

          O Setor de Gestão de Pessoas, vinculado ao Gabinete da Vice-Prefeita, realizou na sexta-feira, 10, o quarto encontro do Programa de Desenvolvimento de Equipe com as visitadoras do PIM – Programa Primeira Infância Melhor. Este trabalho está sendo realizado à pedido da Monitora do PIM, Giana Biolo, que também participa dos encontros.

          A assessora de gestão de pessoas, Sônia Gotler, explica que os encontros com as visitadoras têm como foco o aprendizado de trabalho em equipe, aceitação das diferenças e mobilização dos recursos internos para lidar com conflitos e dificuldades do dia-a-dia, tanto na realização do trabalho, quanto na interação com colegas.

           O PIM é um programa a nível de estado e foi iniciado com as atividades de acompanhamento das famílias em Erechim, no mês de fevereiro deste ano, no Bairro Progresso, atendendo 250 famílias.

           O programa Primeira Infância Melhor tem como objetivo orientar as famílias a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os seis anos de idade. O trabalho que está sendo desenvolvido é de orientação as famílias por meio de atividades lúdicas específicas voltadas à promoção de habilidades como: linguagem, motricidade, sócio-afetivo e cognitivo. Estas habilidades são desenvolvidas através de modalidades de atenção individual, grupal e reuniões comunitárias .

           O PIM vem possibilitando a construção de uma nova história na vida de todas as crianças e famílias atendidas, com o apoio das comunidades e de todos os setores envolvidos. Guiados por princípios éticos e democráticos, reconhecendo a importância da interdisciplinaridade e da intersetorialidade, ao promover a saúde e o desenvolvimento das crianças atendidas. Favorece o seu crescimento, e aumenta as chances de um processo de educação e de formação de qualidade, conseqüentemente contribui para um futuro produtivo e bem-sucedido, prevenindo e minimizando problemas de desenvolvimento e de aprendizagem, bem como os riscos de evasão escolar, violência, conflitos com a lei, entre outros. “Respeitando as experiências e a cultura das famílias atendidas, o PIM tem o protagonismo como um dos alicerces fundamentais, toma a comunidade e a família como o mais importante agente na promoção da saúde e do desenvolvimento de suas crianças”, concluiu Sônia.