Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim e o Alto Uruguai se integram na Frinape
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4581/erechim-e-o-alto-uruguai-se-integram-na-frinape

16/11/2010

Erechim e o Alto Uruguai se integram na Frinape

Erechim e o Alto Uruguai se integram na Frinape

 

         Mais de 30 mil pessoas passaram pela Frinape 2010 nos três primeiros dias da Feira, de 13 a 15 de novembMovimento maior aconteceu nesta segunda-feira, 15 - Foto Laone Amaral ASSECOM PMEro, segundo a organização. O que se vê no parque é uma pluraridade de pessoas e expositores de Erechim e municípios de todo o Alto Uruguai, tornando a feira muito mais que um evento comercial e de lazer, acima de tudo, a confirmação da verdadeira integração regional, sintetizada no Pavilhão da Agricultura Familiar e nos estandes de 22 municípios presentes no evento, de 13 a 21 de novembro.

         Tanto no ato de abertura da feira, quanto da inauguração do Pavilhão da Agricultura Familiar, o prefeito de Erechim fez questão de ressaltar esse momento de integração, no qual o município pólo tem sido um dos maiores parceiros. “Apostamos nessa idéia, por que sabemos que a região só será forte quando todos formos fortes”, disse. Conforme Paulo Polis, estreitar vínculos, incentivar a formação e distribuição de riquezas, oferecer e distribuir felicidade, diversão, cultura e    entretenimento a todos que aqui vierem é o finalidade da Frinape.

         Ele ainda ressaltou o fato de centena de trabalhadores rurais de toda a região estar no Pavilhão da Pequena Propriedade e da Agricultura Familiar, divulgando o fruto de seu trabalho em suas propriedades. “Muitos destes vencedores, aliás, já estão sendo beneficiados pela entrega de sua produção à Olfar, trazendo retorno de ICMS aos seus municípios, que fortalecem suas finanças, além de oportunizar ganhos diretos aos produtores”, observou.

           A integração regional e agradecimentos aos voluntários que construíram esta grande feira, aos expositores, patrocinadores e apoiadores e desejo que todos uma ótima feira, marcaram os agradecimentos dos demais pronunciamentos - a Rainha da Frinape 2010, Lívia Condah Kaghoger, o presidente da ACCIE, Deoclécio Corradi e o presidente da Frinape 2010, Júlio Brondani, no ato de abertura, realizada na manhã de sábado, 13. A cerimônia contou com a presença deputados federais e estaduais; expositores, visitantes e diversas autoridades do município, da região e do Estado.

           Logo em seguida, foi inaugurada a Rua das Flores e abertos os Pavilhões de Exposições da Indústria, Comércio e Serviços 1 e 2, a área do Agronegócio e inaugurada a Casa do Cabanheiro. Visitaram os estandes e cumprimentaram os expositores.

         A Frinape 2010 é uma promoção da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim e da Prefeitura de Erechim. É a maior mostra econômica e cultural do Norte e Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, se desenvolve até o próximo domingo, 21 de novembro, com uma intensa programação cultural, de shows, apresentações artísticas de música, canto, dança e teatro.

          São 309 expositores espalhados pelos Pavilhões da Indústria e Comércio 1 e 2, Estação da Cultura, estandes externos, Área do Agronegócio, Pavilhão da Pequena Propriedade Rural e Agricultura Familiar. A Feira disponibiliza uma estrutura de cinco restaurantes no Pólo de Cultura, servindo pratos da culinária Israelita, Polonesa, Italiana, Alemã e Gaúcha, mais 7 lancherias e 2 sorveterias na Praça de Alimentação e uma cafeteria na Estação da Cultura e Casa do Chimarrão.

 

Movimento no Parque

 

            Os dias de maior público foram o domingo, 14, e a segunda-feira,15. A maior concentração de pessoas foi a partir das 16h, quando o público aproveitou para assistir aos shows. No sábado, os The Beetles, considerada a melhor banda cover dos Beatles do mundo, animaram o público por duas horas. No domingo, Rauzito, cover de Raul Seixas, também animou o público, apesar da chuva. No 15, à noite, foi a vez de Sérgio Reis e Osvaldir e Carlos Magrão levarem um grande público até o Parque de Exposições.

          Durante o dia, as atrações estavam espalhadas pelo Parque, especialmente na Estação da Cultura e na Rua das Flores. Foi intenso o público na Praça de Alimentação. Nos corredores dos Pavilhões 1 e 2 também foi intenso o fluxo de pessoas visitando os estantes, assim como no Pavilhão da Pequena Propriedade e Agricultura Familiar.

          O Pavilhão da Cultura oferece uma série de atrações e tem sido bastante visitado, sendo as apresentações culturais um atrativo em especial. O parque de diversões, passeios no parque com o trenzinho e as mais variadas opções na área de alimentação dão ao público um ambiente completo para o lazer com toda a família.

 

 

Shows

           A dupla de sertanejo universitário João Bosco & Vinícius é a grande atração desta terça-feira, 16 Frinape 2010. Os amigos sul-matogrossenses sobem ao Palco 1 do Parque de Exposições da ACCIE para apresentarem seu mais recente trabalho, Coração Apaixonou, sexto álbum da carreira da dupla.

          Outros dois mega shows vão acontecer, com NXZero e Zezé Di Camargo & Luciano, nos dias 17 e 18 de novembro. Já aconteceram show com Sergio Reis e Osvaldir & Carlos Magrão, Rauzito, The Beetles cover e os Monarcas . No Palco 2 serão mais de 17 shows, destacando-se show Gospel, Chiquito e Bordoneio, Coração Gaúcho, Giovana Texas e outros.

          Entre as atrações permanentes estão a Casa do Chimarrão, que vai disponibilizar erva-mate e água quente para expositores e visitantes, através da Indumate; exposições do Automóvel Clube, Veteran Car, Jeep Clube, Moto Clube e Aeroclube.

           Na Estação da Cultura haverá inúmeras atividades culturais e artísticas, shows e festival internacional de coros. Entre as atividades permanentes estão Chico Caolho, a Onça de Ouro e Outras Peripécias, com Grupo Bonecos em Ação, no Circo de Bonecos; os Maquinistas Malucos, em todos os cantos da Estação da Cultura, Trilha Sensorial, Aventura Radical na Natureza, Vagão Cultural Multimídia e Trenzinho da Estação da Cultura.

 

Eventos Técnicos

          Quatro eventos técnicos integram a programação da Frinape 2010: Seminário Comercialização das Pequenas Cooperativas para Merenda Escolar, dia 16, promoção da Sutraf - AU, Secretaria Municipal de Agricultura de Erechim e Cooperativas; o Fórum Regional da Cadeia Produtiva da Uva, promoção da Festa Di Bacco, dia 17; o Seminário Crédito para o Agronegócio, dia 18, promoção do Sebrae; e o Encontro dos Produtores de Leite do Alto Uruguai Gaúcho Qualificados no CETRE, dia 19. Todos estes encontros serão realizados no Salão de Eventos do Pólo de Cultura, sempre a partir das 14h.

 

Restaurantes Étnicos

          Na área da gastronomia, as opções são muitas. Além de sete lancherias e duas sorveterias na Praça de Alimentação, ainda haverá cinco pontos externos para venda de lanches. Os restaurantes das etnias, localizados no Pólo de Cultura, terão valor único para as refeições servidas durante a realização da Frinape 2010. Ao todo estarão disponíveis 600 lugares para cada refeição, nos cinco restaurantes. Somente serão oferecidos cardápios com pratos típicos que foram previamente aprovados pela comissão de organização da Frinape 2010.

          O horário de funcionamento do Parque de Exposições será das 10h às 23h nos finais de semana e no feriado do dia 15 e das 14 às 23 horas nos dias de semana. O valor dos ingressos será, nos dias 13, 14, 15, 19, 20 e 21 de novembro de 2010 - R$ 5,00. Nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2010 - R$ 20,00. Crianças até 7 anos acompanhados de responsável não pagam ingresso.