Prefeitura Municipal de Erechim - Com o tema "Oficinas de contação de histórias", Grupo de Estudos da Educação Infantil tem seu 10º encontro
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04/10/2010

Com o tema "Oficinas de contação de histórias", Grupo de Estudos da Educação Infantil tem seu 10º encontro

Com o tema "Oficinas de contação de histórias", Grupo de Estudos da Educação Infantil tem seu 10º encontro

 

            Contar histórias é a mais antiga das artes, sendo uma fonte maravilhosa para ampliar o horizonte da criança e de aumentar seu conhecimento de mundo que a cerca. No dia 25 de setembro, aconteceu o 10º encontro do Grupo de Estudos da Educação Infantil, no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

           A professora e consultora da UNESCO, Rita de Cássia Tussi juntamente com as contadoras de histórias do Mundo da Leitura e do ProgramProfessora e consultora da UNESCO, Rita de Cssia Tussi coordenou oficinas sobre contao de histrias - Foto Tase Balbinot/PMEa da UPF TV, Nathália Brasil e Eliana Rogrigues Leite apresentaram um dos módulos “Oficinas de contação de histórias”, dentro da temática “Incentivo à Leitura”, onde os educadores participantes puderam expandir as possibilidades de contar histórias, com magia e encantamento, indo ao encontro do lúdico e imaginário do pequeno e grande leitor. Através da fantasia a criança compensa as pressões de sua vida e por serem otimistas e transmitirem uma mensagem de felicidade e realização, se aproximam da realidade das mesmas. As histórias educam e estimulam o desenvolvimento da atenção, da imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem.

            As educadoras foram recepcionadas pelas oficineiras com uma técnica de origami, onde pode-se perceber a alegria e a amizade que faz o grupo existir. As oficineiras demonstraram algumas técnicas que poderão auxiliar as educadoras em suas experiências com as crianças, tais como: Bonecos de vara, Fantoches, Dedoches, Teatro de objetos, Teatro de sombras, Maquiagem no corpo e pintura em mãos, Manologias.

           O trabalho com a literatura, o brincar de faz-de-conta é necessário porque imitar diferentes situações permite-nos construir nossa história de vida e outras pequenas histórias, além de participar de atividades de curta duração que envolve tanto o coletivo, com momentos de negociações e limites, permitindo-lhe, assim, maior descontração e autonomia.

           Enfim, o professor com sua criatividade, inteligência e imaginação saberá dar toques de entusiasmo às histórias, penetrando no mundo da fantasia que as crianças possuem, já que ele é considerado o marco inicial da personalidade da Educação Infantil. Este deve procurar desenvolver seu trabalho com atividades que a partir de leituras do mundo, coloquem os educandos em contato com a leitura e a escrita, favorecendo condições ideais para a alfabetização, como Denise Fernandes Tavares diz: “O sorriso, a alegria duma criança que lê, que ouve estórias, que brinca, compensa a luta que possamos ter, para que aquele sorriso e aquela alegria existam. E compensa, ainda, a sua certeza íntima que estamos abrindo novos horizontes e possibilidades para centenas de crianças, através da leitura. Estaremos ensinando quanto vale o livro; dando-lhes o hábito da leitura, fazendo-as amar o livro estaremos assimilando responsabilidades e cumprindo o nosso dever com as gerações que formarão os homens de amanhã”.