Prefeitura Municipal de Erechim - Anacleto Zanella é eleito presidente do Conselho Estratégico Social da UFFS
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4346/anacleto-zanella--eleito-presidente-do-conselho-estratgico-social-da-uffs

17/09/2010

Anacleto Zanella é eleito presidente do Conselho Estratégico Social da UFFS

Anacleto Zanella é eleito presidente do Conselho Estratégico Social da UFFS

Anacleto Zanella é eleito presidente do Conselho Estratégico Social da UFFS
Anacleto Zanella é eleito presidente do Conselho Estratégico Social da UFFS

 

           No dia 13 de setembro, o secretário de Educação do Município de Erechim e membro do Movimento Pró-Universidade, Anacleto Zanella, foi eleito por aclamação para primeiro presidente do Conselho Estratégico Social da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Como vice-presidente foi escolhido o padre Marlo Tessaro, da Diocese de Chapecó. Anacleto Zanella - Foto Divulgao/PME

          Criado pela portaria nº 172/2010, publicada pelo Reitor Dilvo Ristoff, o Conselho Estratégico Social tem por objetivo assegurar a construção de uma instituição de educação superior comprometida com a inclusão social; com a produção e disseminação do conhecimento para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Entre suas competências, está a de propor questões estratégicas, diretrizes gerais, expansão de atividades, em permanente diálogo com a universidade, considerando sempre a sua pertinência e seu impacto social para a região da fronteira Sul.

           De acordo com Anacleto Zanella, este Conselho “será um elo fundamental na relação entre as lideranças das comunidades de cada campi com a universidade, tanto para a avaliação, quanto para a sugestão de projetos, programas e cursos; para debater os seus rumos, auxiliando decisivamente para a sua consolidação e crescimento contínuo”. O mesmo tem caráter consultivo em questões relacionadas à constituição institucional da UFFS, monitoramento de seu plano de desenvolvimento e compromisso social, bem como em outros aspectos.

         O Conselho é composto por 45 membros, representando os movimentos sociais, as igrejas, as universidades comunitárias, as instituições de educação superior públicas, as entidades patronais, as associações dos municípios, o fórum da região Mesomercosul, professores do ensino fundamental e médio da região de abrangência dos cinco campi da universidade. Também fazem parte, o reitor, os diretores dos campi e representantes os docentes, dos técnico-administrativos e dos estudantes da UFFS. Os conselheiros foram indicados pela sociedade organizada e terão mandato de dois anos, renovável por igual período. Sua posse aconteceu no dia 14 de junho, em Chapecó.

          “A UFFS é a universidade brasileira que teve a maior mobilização e participação social na sua conquista. Nasceu de baixo para cima”, afirma Zanella. Ele destaca a disposição e a dedicação do reitor, pró-reitores, diretores e suas equipes, professores, técnicos e estudantes, com o apoio das comunidades regionais, para a implantação e consolidação da universidade. Segundo ele, outro fator importante desse primeiro ano de existência da universidade foi o ingresso de 2.160 estudantes nos cinco campi, dos quais 91% são oriundos das escolas públicas. Ressalta ainda a realização da I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE), “que permitiu uma ampla participação de lideranças das comunidades de cada região, debatendo o futuro e apresentando demandas à universidade”.

          Para o presidente do Conselho Estratégico Social, os principais desafios imediatos da UFFS são a construção dos prédios para a instalação definitiva da universidade; a definição das políticas de sua expansão, tanto na área do ensino, quanto da pesquisa e da extensão. Ele também considera fundamental a unidade entre os cinco campi, bem como a articulação entre a comunidade acadêmica e a sociedade para fortalecer o processo de formação e desenvolvimento regional.