Prefeitura Municipal de Erechim - Projeto Segundo Tempo trabalha inclusão social através do esporte
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4284/projeto-segundo-tempo-trabalha-incluso-social-atravs-do-esporte

30/08/2010

Projeto Segundo Tempo trabalha inclusão social através do esporte

Projeto Segundo Tempo trabalha inclusão social através do esporte

Projeto Segundo Tempo trabalha inclusão social através do esporte
Projeto Segundo Tempo trabalha inclusão social através do esporte

 

           O esporte como ferramenta educacional e de inclusão social. É esta a principal diretriz do Projeto Segundo Tempo, que começa a ser desenvolvido no município a partir de um convênio entre a Prefeitura de Erechim e o Ministério do Esporte do Governo Federal. Através da universalização da prática esportiva, sob acompanhamento de profissionais da área e em locais adequados para as atividades, o projeto busca colaborar na reversão do atual quadro de injustiça e de vulnerabilidade social atuando em áreas de maior carência.Secretrios de Cultura, Esporte e Turismo, Edgar Paulo Marmentini, e de Educao, Anacleto Zanella, recepcionaram os alunos e deram as boas vindas a todos os participantes do projeto - Foto Daniel Dalpizzolo/PME

          Em Erechim, as atividades são coordenadas pelas Secretarias de Cultura, Esporte e Turismo e de Educação. Neste primeiro momento, são atendidos pelo Segundo Tempo alunos de duas instituições da rede municipal de ensino, número que pode ser ampliado com o tempo: a Escola de Ensino Fundamental Caras Pintadas, no Bairro Florestinha, e a Escola de Ensino Fundamental Othelo Rosa, no Bairro Presidente Vargas, que, juntas, contabilizam aproximadamente 200 participantes para o projeto.

          As atividades do Segundo Tempo acontecem em diversos locais, como o Ginásio São Pedro, os campos de grama sintética do Estação da Bola, salas de aula e quadras das próprias escolas. O projeto conta com atividades em diversas modalidades esportivas, como Futsal, Voleibol, Handebol, Basquetebol, Atletismo, Xadrez, Tênis de Mesa, Futebol de Campo, Dança, Ginástica, além de atividades complementares como palestras, filmes educativos, passeios em pontos turísticos, atividades sociais e culturais, oficinas de artes cênicas e plásticas e jogos de integração baseado no trabalho desenvolvido.

          As primeiras aulas do projeto foram realizadas nas últimas semanas, desde o dia 16 de agosto. Os secretários municipais de Cultura, Esporte e Turismo, Edgar Paulo Marmentini, e de Educação, Anacleto Zanella, recepcionaram os alunos e deram as boas vindas a todos os participantes do projeto, ressaltando a importância da dedicação e do aproveitamento deste momento que é disponibilizado gratuitamente para eles, e que deverá agregar muitos valores ao seu desenvolvimento e ao trabalho realizado dentro das salas de aula.

           O Projeto Segundo Tempo é focado na democratização da prática esportiva, e busca proporcionar para estas crianças uma iniciação nas suas modalidades favoritas. Cada participante pode optar por no mínimo três modalidades, e, através do projeto, deverá praticá-las com segurança e acompanhamento profissional, utilizando-o este espaço também como uma porta de entrada para que, mais tarde, também possa integrar equipes para competir em campeonatos municipais e regionais, aumentando assim as chances de realizarem o sonho de serem desportistas profissionais.