Prefeitura Municipal de Erechim - Gestão de Pessoas capacita técnicos de enfermagem na Secretaria de Saúde
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4188/gesto-de-pessoas-capacita-tcnicos-de-enfermagem-na-secretaria-de-sade

12/08/2010

Gestão de Pessoas capacita técnicos de enfermagem na Secretaria de Saúde

Gestão de Pessoas capacita técnicos de enfermagem na Secretaria de Saúde

Gestão de Pessoas capacita técnicos de enfermagem na Secretaria de Saúde

 

          O setor de Gestão de Pessoas vinculado ao Gabinete da Vice-Prefeita realizou nesta quarta-feira, dia 11, uma capacitação para um grupo de técnicos de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde. Estas capacitações estão acontecendo de forma sistemática com os servidores da saúde. O objetivo é abrir espaço para discussões a respeito da prática, não na área técnica, mas sim na área das relações humanas no dia-a-dia da produção do trabalho em saúde.

          De acordo com a assessora de Gestão de Pessoas, Sônia Gotler, estasSetor de Gesto de Pessoas capacitou tcnicas de enfermagem da Secretaria de Sade - Foto Aline Carelli/ASSECOM/PME relações são complexas e precisamos trabalhar no sentido do entendimento através do diálogo. “Convivemos com dois paradigmas que discutem entre si a sua validade, ou seja, o modelo curativo e o modelo da prevenção e da promoção da saúde. Os dois têm sua validade. No entanto, o modelo curativo já tem o seu espaço constituído como prática resolutiva quando olhamos para a doença que já está instalada. Porém, o modelo de prevenção e promoção da saúde precisa começar a tomar corpo nas práticas dos trabalhadores da saúde, pois precisamos assegurar a sustentabilidade do SUS, que hoje trabalha muito calcado em práticas da assitência curativa, especializada e hospitalar que induz ao excesso de procedimentos tecnológicos e medicamentosos e, sobretudo, na fragmentação do cuidado, que oneram o sistema”.

          Segundo Sônia, “para que consigamos trabalhar neste modelo que se impõe como única saída para o cumprimento dos princípios do SUS, universalidade, equidade e integralidade, faz-se necessário a educação permanente. Esta educação não se faz apenas na educação formal, como é do senso comum pensar, mas sim em espaços não-formais e informais, sendo que estes espaços podem ser criados em qualquer lugar onde existam pessoas com vontade de discutir e mudar suas práticas para avançar no sentido de realizar as políticas públicas propostas pelo SUS. Por isso o interesse da gestão em saúde deste governo de criar os espaços para o encontro dos profissonais da saúde”.

          O setor de Gestão de pessoas busca facilitar a reflexão sobre as necessidades de mudanças na área das relações humanas, pois o modelo que preconiza a prevenção e promoção da saúde passa, antes de mais nada, pela humanização das relações entre gestores, trabalhadores da saúde e usuários, “pois sem perseguirmos o propósito de construirmos relações mais saudáveis entre os atores envolvidos na produção da saúde não avançaremos no processo de produzí-la”, disse ela.