Você está em: Home / Notícias / Micropem 2006 - Prefeito participa do 1º Congresso Estadual de Agroflorestas

GERAL
16 de Novembro de 2006

Micropem 2006 - Prefeito participa do 1º Congresso Estadual de Agroflorestas

Paralelo a programação da Micropem 2006, teve inicio na manhã de hoje (16), no Pólo de Cultura, o 1º Congresso Estadual de Agroflorestas, uma promoção da Prefeitura de Erechim, ACCIE, FLORACOOP - Cooperativa Florestal, e Emater, com patrocínio do SICREDI e apoio de diversas entidades ligadas a área.

O principal objetivo do evento é consolitar o setor florestal, como um novo pilar para o crescimento, fortalecimento e desenvolvimento regional, sob os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Além de trazer informações atualizadas do agronegócio florestal, sobre sistemas agroflorestais, modelos de consórcio de florestas com pecuária, florestas com agricultura, manejo e produção florestal, oferta e demanda de matéria prima de base florestal, mercados e tendências.

O Prefeito Eloi Zanella participou da solenidade de abertura, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Rodolo Mantovani, Presidente da FLORACOOP, Roberto Ferron, representante do CREA/RS Pedro Madruga, e representante da ASCAR/EMATER, Nilton Cipriano de Souza. Em seu pronunciamento destacou que o Governo Municipal esta investindo pesado na área de reflorestamento, pois entende que esta é uma atividade altamente rentável para os produtores do interior do município. “A madeira é um fator econômico de grande projeção e expectativa futura. Os grandes mercados estão exigindo madeiras certificadas, advindas de áreas de reflorestamento”.

Logo após a cerimônia foi realizado o painel “Planos Municipais de Desenvolvimento Florestal – O Exemplo do Alto Uruguai Gaúcho”. Pela parte da tarde, os participantes do congresso acompanharam a palestra “Casa Familiar Rural Agroflorestal Alto Uruguai” e um painel sobre “Rentabilidade Econômica do Reflorestamento”.

A programação do 1º Congresso Estadual de Agroflorestas, tem proceguimento na sexta-feira, a partir das 8h30min, com palestra abordando o tema “Biocombustível – Uma Nova Matriz Produtiva para a Agricultura”; painel “Sistemas Agroflorestais”; palestra “Financiamento Florestal”; e painel “As Florestas e o Ciclo Hidrológico”.