Prefeitura Municipal de Erechim - Mercado Popular - Lixeiras com cadeado tentarão impedir que lixo vá parar nas ruas

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia//mercado-popular---lixeiras-com-cadeado-tentaro-impedir-que-lixo-v-parar-nas-ruas

20/01/2010

Mercado Popular - Lixeiras com cadeado tentarão impedir que lixo vá parar nas ruas

Mercado Popular - Lixeiras com cadeado tentarão impedir que lixo vá parar nas ruas

 

Uma reunio realizada no final da tarde desta segunda-feira, dia 18, no Mercado Popular em Erechim, mobilizou os comerciantes no local na busca de uma soluo no que se refere ao lixo reciclvel proveniente das bancas. O mesmo, que at ento vinha sendo colocado nas lixeiras, acabava se espalhando no momento em que os catadores faziam a retirada das lixeiras e levavam at a escadaria (que liga a Rua Marco Uchoa Rua J. B. Cabral) deixando ali o que no aproveitado por eles.

 

          Conforme o chefe do Setor de Limpeza Plbica, Edson de Gis, as lixeiras passaro a ficar trancadas para evitar que o lixo volte a se espalhar. Os proprietrios das bancas recebero uma chave, assim como o motorista do caminho que passar pelo local recolher o lixo trs vezes por semana, avisou. Nas segundas e quartas-feira, o material reciclvel ser recolhido at as 16h30min e no sbado, at as 11h. O lixo orgnico continua sob responsabilidade da empresa contratada.


Comerciantes recebem informaes sobre o Empreendedor Individual

         No mesmo dia, os comerciantes receberam informaes sobre o Empreendedor Individual. O chefe da Diviso de Microcrdito Diego Albertoni, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econmico e a contadora Belonice Sotoriva orientaram sobre como proceder neste novo sistema. Desde 1 de julho de 2009, est em vigor o sistema de incluso produtiva e social que beneficia o trabalhador autnomo, com a oportunidade de legalizar o seu negcio de maneira simplificada e barata. Ao ingressar no sistema, o trabalhador ter acesso ao CNPJ, crdito, conta bancria e poder tambm integrar o INSS, passando a ter benefcios como a aposentadoria, auxlio-doena e salrio maternidade. Outras reunies j foram agendadas, a pedido dos comerciantes, para que possam sanar dvidas a respeito do sistema.

          A Secretaria est propondo aos comerciantes que se organizem atravs de uma associao. O diretor de Relaes Institucionais, Reinaldo Sartore, explica as vantagens que os mesmos podem obter fazendo parte de uma associao que os represente nas mais variadas situaes. O associativismo faz-se necessrio, hoje, para que o empreendedor possa ser beneficiado com diversas medidas que, sozinho, no conseguiria com facilidade, como viagens a feiras de produtos relacionados com seus segmentos, Central de Compras e outros. Para poderem contar, tambm com esses benefcios, as empresas do Mercado Popular precisam se conscientizar que devem fazer a formalizao das mesmas.