Prefeitura Municipal de Erechim - Abertura do Ano Letivo - Secretária desta investimentos do governo do setor
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/345/abertura-do-ano-letivo---secretria-desta-investimentos-do-governo-do-setor

23/02/2007

Abertura do Ano Letivo - Secretária desta investimentos do governo do setor

Abertura do Ano Letivo - Secretária desta investimentos do governo do setor

Abertura do Ano Letivo - Secretária desta investimentos do governo do setor
    Os professores das escolas municipais iniciaram o ano letivo de 2007 assistindo uma conferência realizada no Centro Cultural 25 de Julho pelos especialistas em educação David Sasson e Márcia Macionik. A abordagem do tema “Mediação da Aprendizagem” teve como finalidade proporcionar aos professores, momentos de sensibilização, oportunizando uma reflexão sobre a ação pedagógica. “Aprender sobre como aprender é um desafio necessário para que a Escola assegure sucesso ao aluno”, explica a secretária Eni Scandolara.
    Ela destacou os investimentos que o prefeito Eloi Zanella tem destinado ao setor educacional do município a partir do ano 2001, na construção de escolas com qualidade, melhoria salarial através de uma reforma administrativa e novo plano de carreira do magistério. Este ano, para colocar as escolas em condições de funcionamento , foram investidos 2 milhões de reais.  “É preciso acrescentar ainda os investimentos feitos na gestão 2001/2004 com a construção de quatro escolas e um novo plano de cargos e salários”, acrescentou. “É preciso avaliar o quanto a educação de Erechim tem recebido nos últimos anos”, resumiu.
    Os trezentos e 366 professores lotados nas 14 escolas municipais passaram o dia debatendo sobre o tem em pauta. O professor israelense Davi Sasson tem 25 anos de experiência em intervenção cognitiva em países de vários continentes. Márcia Macionik é doutora em Educação Especial pela Universidade de Granada, Espanha e diretora do Centro d2e Desenvolvimento Cognitivo do Paraná – Centro autorizado do Hadassah Wizo Canadá - Research Institute de Jerusalém, Israel.
    O prefeito Eloi Zanella renovou a admiração que tem pelos professores e a importância deles no projeto Erechim 100 Anos encarregado de preparar a geração que completará a maioridade no centenário de emancipação do município, em 2018. O prefeito chamou atenção para a participação dos pais no processo da educação, pois o distanciamento deles está provocando uma sobrecarga difícil de suportar pelo educadores. Esta proposta, segundo Eloi Zanella, está sendo formalizada pelo Programa de Educação em Tempo Integral (PROETI). Lançado em 2001, o objetivo agora é alcançar os pais dos alunos e trazê-los para o convívio direto com a escola.
    Antes de encerrar a saudação aos professores o prefeito adiantou que está em estudo da viabilidade financeira de um projeto novo para o magistério municipal.