Prefeitura Municipal de Erechim - Fiscalização Eletrônica segue em fase de implantação e testes no trânsito de Erechim

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/21842/fiscalizao-eletrnica-segue-em-fase-de-implantao-e-testes-no-trnsito-de-erechim

29/12/2025

Fiscalização Eletrônica segue em fase de implantação e testes no trânsito de Erechim

Implantação de 23 pontos de monitoramento, iniciada em outubro, marca avanço no Plano de Mobilidade Urbana; operação efetiva deve começar no mês de janeiro, após fase educativa

A Prefeitura de Erechim segue avançando na implantação da Fiscalização Eletrônica no trânsito do município, uma das ações estruturantes do Plano de Mobilidade Urbana. Iniciada no mês de outubro, a primeira etapa do projeto está em fase de conclusão e contempla a instalação de 23 pontos de monitoramento em diferentes regiões da cidade, representando um importante passo na modernização e na promoção da segurança viária.

 

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Habitação e tem como objetivos principais reduzir acidentes, ampliar a segurança de motoristas e pedestres e tornar o trânsito mais organizado e eficiente. Nesta fase, estão sendo instalados controladores eletrônicos de velocidade, lombadas eletrônicas e equipamentos capazes de monitorar avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e excesso de velocidade.

 

Atualmente, os dispositivos já instalados encontram-se ligados em fase de testes, sem geração de autuações. Esse período é fundamental para ajustes técnicos, verificação do funcionamento dos sistemas e adaptação do tráfego às novas ferramentas de controle.

 

O secretário de Obras Públicas e Habitação, Mario Rossi, reforça que a fiscalização eletrônica vai além da aplicação de penalidades. “Estamos implantando um sistema moderno, que prioriza a preservação de vidas. A fiscalização eletrônica é uma aliada da educação no trânsito, pois induz à mudança de comportamento e contribui para que todos respeitem as regras, tornando a mobilidade urbana mais segura e equilibrada”, afirmou.

 

Segundo o secretário Mario Rossi, após a conclusão da instalação dos 23 pontos, o Município dará início a uma campanha de orientação e informação à comunidade. “Antes de qualquer autuação, vamos explicar de forma clara o que cada equipamento faz, onde estão localizados e qual o objetivo de cada tipo de fiscalização. A população será informada com antecedência, garantindo transparência e tempo de adaptação”, destacou.

 

Fotos: Alderi Bertuzzi – Comunicação PME