Prefeitura Municipal de Erechim - Coordenador da Vigilância Sanitária alerta para quantidade de larvas coletadas
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/2182/coordenador-da-vigilncia-sanitria-alerta-para-quantidade-de-larvas-coletadas

10/03/2009

Coordenador da Vigilância Sanitária alerta para quantidade de larvas coletadas

Coordenador da Vigilância Sanitária alerta para quantidade de larvas coletadas

Coordenador da Vigilância Sanitária alerta para quantidade de larvas coletadas
Coordenador da Vigilância Sanitária alerta para quantidade de larvas coletadas
 

Neste ano j foram realizadas 27 mil inspees no municpio de Erechimn e coletados 396 tbitos com larvas de mosquito para anlise em laboratrio

          As inspees que vm sendo realizadas nas ltimas semanas tem colocado em alerta a Vigilncia Sanitria de Erechim. Isso porque o nmero de tubitos coletados contendo larvas de mosquito tem aumentado gradativamente. Somente entre os dias 2 e 7 de maro foram coletados 106 tubitos e encontrados quatro focos do Aedes aegypti. Estes so os primeiros focos do mosquito confirmados neste ano.

         Conforme o coordenador da Vigilncia Sanitria, Mauri Pagliosa, os focos foram encontrados no Bairro Centro, prximos a Avenida 15 de Novembro. Aps a sua confirmao, foi realizada a delimitao de 300 metros da rea, abrangendo os bairros Jos Bonifcio, Linho, Bela Vista, alm do prprio Centro. A equipe de agentes foi toda concentrada nesta rea para fazer uma varredura e tentar localizar novas larvas. A ateno especial se deu pois os focos encontrados esto muito prximos ao local onde surgiram os primeiros casos de Dengue em Erechim no vero de 2007.

          Pagliosa explica que a cada dois meses, o que equivale a um ciclo, a equipe formada por 40 agentes visita todos os imveis do municpio. No primeiro ciclo deste ano, ou seja, nos meses de janeiro de fevereiro, foram coletados 272 tubitos contendo larvas de mosquito. No mesmo periodo do ano passado, foram 201, o que significa que houve um aumento de 35% no nmero de amostras coletadas. O fato chama ainda mais a ateno se formos analisar a quantidade de tubitos recolhidas no ms de maro. Nestes dez primeiros dias, foram 124 amostras, quase a metade do que recolhido em dois meses.

          Para o coordenador, mesmo que estes primeiros meses do ano sejam os mais propcios para o aparecimento do mosquito, devido as chuvas constantes e o calor, este nmero de amostras poderia ser menor se a populao colaborasse. A populao precisa ficar alerta, pois se h focos do Aedes Aegypti aparecendo porque a doena pode voltar a Erechim, destaca. O primeiro caso suspeito de dengue est sendo analisado pelo Laboratrio Central de Sade Pblica de Porto Alegre. Um morador de Erechim, aps retornar de Minas Gerais apresentou os sintomas da doena. O resultado deve ser conhecido daqui a 15 dias.

          Neste ano, j foram realizadas 27 mil inspees no municpio de Erechim, e coletados 396 tbitos para anlise em laboratrio. Quando os agentes da dengue encontram um local com gua acumulada e neste mesmo local existe a presena de larvas, antes de eliminar o foco, eles fazem a coleta (mximo de 10 larvas) para ser encaminhada para o laboratrio que apresenta a confirmao se as larvas so ou no do Aedes Aegypti, explica Pagliosa, sinalizando que entre todas as coletadas neste ano (396), quatro foram do mosquito transmissor da dengue.

          Para que estas larvas continuem sendo coletadas e analisadas e para que a Vigilncia Sanitria possa elimin-las importante que a populao permita que os agentes vistoriem os imveis. A cada dois meses, o agente retorna a residncia para nova vistoria. fundamental que o proprietrio do local o receba, sempre verificando a sua identificao. Qualquer dvida, a populao pode entrar em contato com a Vigilncia, pelo telefone 3519-3706.