https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/21766/brigada-militar-atua-na-linha-de-frente-e--reconhecida-pelo-papel-decisivo-na-segurana-das-equipes-de-reconstruo-de-erechim-aps-o-granizo
05/12/2025
Brigada Militar atua na linha de frente e é reconhecida pelo papel decisivo na segurança das equipes de reconstrução de Erechim após o granizo
Mesmo com o quartel duramente atingido, policiais do 13º BPM prestaram atendimento imediato, reforçaram a segurança, auxiliaram na entrega de lonas e telhados e apoiaram ações sociais nos bairros.
Em meio ao impacto provocado pelo forte temporal de granizo que atingiu Erechim no dia 23 de novembro, o 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM) se tornou um dos principais pilares de apoio à população. Desde os primeiros instantes da intempérie, os policiais atuaram no socorro aos feridos, na orientação das famílias atingidas e na manutenção da ordem pública em um momento de apreensão coletiva.
Logo após o temporal, a Brigada assumiu uma das missões mais urgentes: a distribuição de lonas. O atendimento começou ainda na noite do desastre, no próprio quartel — que também sofreu danos severos e precisou ser evacuado — e se estendeu até a quarta-feira seguinte. Mais de duas mil pessoas receberam o material das mãos da equipe policial, que não interrompeu em nenhum momento as demais demandas da comunidade.
Para garantir que a população não ficasse desassistida, a corporação rapidamente instalou a linha de emergência em celulares, via aplicativo, permitindo que as ocorrências fossem atendidas normalmente. Paralelamente, o policiamento foi reforçado com guarnições de cidades vizinhas e com o apoio do 3º Batalhão de Choque de Passo Fundo, com o objetivo de prevenir saques, depredações e outras situações que comumente ocorrem após desastres naturais. Graças ao trabalho integrado, nenhum episódio desta natureza foi registrado em Erechim.
As equipes também intensificaram a presença no entorno do Grupo de Resposta a Atendimento de Urgência (GRAU), ponto de grande concentração de público e onde os ânimos, compreensivelmente alterados pela situação, poderiam gerar conflitos. A atuação firme e atenta evitou qualquer tipo de anormalidade.
Nos dias 29 e 30 de novembro, sete equipes do 3º Batalhão de Choque estiveram novamente em Erechim para auxiliar diretamente na distribuição de telhados, utilizando viaturas para agilizar o deslocamento dos materiais. Além disso, os policiais acompanharam as equipes da Assistência Social nos bairros, garantindo segurança e celeridade às ações de apoio às famílias.
Mesmo com o quartel severamente danificado — todos os prédios tiveram seus telhados afetados — a Brigada não parou. O compromisso com a população falou mais alto.
O comandante do 13º BPM, tenente-coronel André Konigonis, destacou o espírito de missão da corporação. “Mesmo com nossa própria estrutura comprometida, jamais deixamos de atender a comunidade. Estivemos presentes desde o primeiro momento e continuaremos ao lado da população até que Erechim esteja completamente reconstruída.”
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, agradeceu o trabalho incansável dos policiais. “A atuação da Brigada Militar foi decisiva para que nossa cidade mantivesse a segurança, a ordem e a esperança em um momento tão difícil. Erechim reconhece e agradece profundamente todo o esforço, dedicação e coragem desses profissionais que não mediram esforços para proteger e apoiar nossa gente.”
Em meio à união de esforços que vem reconstruindo a cidade, o trabalho do 13º BPM é um dos pilares que sustentam a retomada da tranquilidade e da confiança dos erechinenses.
Fotos: 13º BPM/Divulgação
05/12/2025
Corpo de Bombeiros é destaque na força-tarefa que segue reconstruindo Erechim após o granizo
04/12/2025
Cozinha Central atua na linha de frente e garante alimentação aos trabalhadores da reconstrução de Erechim
03/12/2025
Voluntariado que inspira: a força de quem estende a mão por Erechim
03/12/2025