Prefeitura Municipal de Erechim - "Chá e Poesia" emociona comunidade escolar na Escola Copas Verdes

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/21421/ch-e-poesia-emociona-comunidade-escolar-na-escola-copas-verdes

03/10/2025

"Chá e Poesia" emociona comunidade escolar na Escola Copas Verdes

Evento reuniu famílias e crianças em momentos de emoção, ternura e encantamento.

A EMEI Copas Verdes promoveu, nos dias 29 e 30 de setembro, o evento “Chá e Poesia: um encontro de aromas, palavras e afetos”, que reuniu crianças do Berçário II ao Pré B e seus familiares em momentos de emoção, ternura e partilha.

 

A atividade valorizou a literatura como prática social e aproximou famílias e escola em um espaço de encantamento e convivência. Durante o encontro, os participantes apreciaram produções autorais das crianças, reescritas coletivas, poemas criados em família e textos de autores da literatura infantil. Todos os trabalhos foram reunidos simbolicamente na Árvore dos Poemas, instalada no espaço da escola.

 

Além da leitura e declamação de poesias, o encontro foi marcado pela integração entre diferentes linguagens artísticas, como música, artes visuais e expressão corporal, tornando a experiência ainda mais significativa. O momento foi acompanhado de um chá partilhado entre a comunidade escolar.

 

Segundo a coordenadora da EMEI, professora Lucimara Sarginski, o projeto foi além da literatura. “O Chá com Poesia promoveu o fortalecimento dos vínculos entre escola e família, incentivou a leitura como prática social e despertou o encantamento pela palavra como ferramenta de expressão, imaginação e afeto. Além disso, favoreceu a expressão oral, a confiança e a valorização das crianças, que receberam incentivo e escuta atenta dos adultos presentes, num ambiente colaborativo e afetuoso.”

 

A chefe da Divisão de Educação Infantil, professora Bruna Samoyedem, também destacou a importância da participação das famílias. “A presença da família na escola vai além da simples participação: é vivência, é construção conjunta, é fazer parte do cotidiano. Quando a família vivencia a escola com a criança, o aprender se enriquece de afeto, a ludicidade transforma-se em ponte e a poesia brota no olhar coletivo de escola e família, que juntas escrevem versos significativos e constroem um belo poema, permeado pela afetividade e pelo encantamento.”

 

Fotos: SMEd PME