Prefeitura Municipal de Erechim - 9 meses e quase 800 aprovações através da Sala de Aceleração de Projetos

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/21411/9-meses-e-quase-800-aprovaes-atravs-da-sala-de-acelerao-de-projetos

02/10/2025

9 meses e quase 800 aprovações através da Sala de Aceleração de Projetos

Agilidade nas liberações fortalece investimentos, gera empregos e consolida parcerias com o setor produtivo.

Vinculada à Secretaria Municipal de Obras Públicas e Habitação, a Sala de Aceleração de Projetos atua na análise e aprovação de propostas, garantindo mais agilidade e eficiência no andamento de obras e investimentos no município. Somente em setembro foram aprovados 97 novos projetos – o maior número registrado em 2025 – consolidando um total de 790 aprovações nos primeiros nove meses do ano.

 

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, destacou o impacto positivo que a iniciativa tem gerado para a cidade. “A Sala de Aceleração é um exemplo de gestão inovadora, que cria um ambiente favorável ao empreendedor, ao desenvolvimento econômico e à geração de empregos. Nosso compromisso é agilizar, sem burocracia excessiva, para que as empresas possam investir e fazer Erechim crescer cada vez mais.”

 

O secretário de Obras Públicas e Habitação, Mário Rossi, reforçou a importância do trabalho integrado. “Aceleramos os processos, garantimos segurança técnica e jurídica e, ao mesmo tempo, oferecemos celeridade. Isso significa que as empresas podem iniciar suas obras rapidamente, movimentando a economia e trazendo benefícios diretos para a população.”

 

Case de sucesso: Lumanti amplia estrutura em Erechim

A expansão da empresa Lumanti é um dos exemplos da análise e aprovação de projetos da Secretaria de Obras. Com investimento de cerca de R$ 30 milhões, a empresa está construindo uma nova sede no município.

 

Atualmente com 1.500 m² em espaço limitado e três depósitos alugados, a Lumanti passará a contar com 11.000 m², o que vai transformar sua operação e permitir grande evolução nos processos. A obra também prevê a ampliação no quadro de colaboradores, que deve crescer de 75 para cerca de 300 empregos diretos.

 

 

Segundo o diretor Fabrício Bez, a decisão de manter a empresa em Erechim foi construída junto ao poder público. “Essa parceria foi indispensável. A Prefeitura nos apresentou caminhos e nos colocou em contato com a Secretaria de Estado, o que foi fundamental para consolidar o investimento”, destacou.

 

Fotos: Alderi Bertuzzi – Comunicação PME