Prefeitura Municipal de Erechim - Poços artesianos garantem segurança hídrica para comunidades rurais de Erechim

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/21282/poos-artesianos-garantem-segurana-hdrica-para-comunidades-rurais-de-erechim

11/09/2025

Poços artesianos garantem segurança hídrica para comunidades rurais de Erechim

Prefeitura mantém acompanhamento e amplia perfuração de poços para enfrentar períodos de seca e assegurar qualidade de vida às famílias do interior.

A água é um bem essencial, e garantir o acesso das famílias rurais a esse recurso é um dos compromissos assumidos pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar. Atualmente, são 48 poços artesianos em funcionamento que abastecem diferentes comunidades do interior do município, com acompanhamento técnico, tratamento adequado e análises regulares.

 

 

Segundo o secretário William Racoski, o cuidado com os poços é prioridade. “Água é vida. Nesse intuito, para abastecer as comunidades rurais com segurança, a Prefeitura faz acompanhamento destes poços com tratamento da água, análises mensais e lavação de caixas d’água de poços comunitários”, destaca.

 

Nos últimos anos, foram perfurados novos poços nas comunidades Poletto, Capoerê, Escola Branca, Linha América e Lajeado Paca, locais historicamente afetados pela falta de água, especialmente em períodos de estiagem.

 

Em Lajeado Paca, por exemplo, um novo poço com 300 metros de profundidade foi perfurado para substituir o anterior, que era raso e não suportava os períodos de seca. O agricultor Delcio Filippini, morador da comunidade, ressalta a importância da obra. “É a solução para toda a nossa linha. Sem esse poço, muita gente não teria nem água para beber. É nossa solução”, diz.

 

O novo sistema beneficia diretamente cerca de 60 famílias e já há projeto em andamento para um segundo poço na localidade, devido à alta demanda. Outro investimento está sendo planejado para o Km 7, junto à barragem da Corsan, em parceria com o Governo do Estado.

 

De acordo com o secretário William, a estratégia busca melhorar a distribuição e garantir abastecimento contínuo. “Para dividir a rede e não sobrecarregar um só, assim esperamos que no verão tenha água suficiente para toda a comunidade. Isso dá condição de qualidade de vida para os agricultores”, completa.

 

Fotos: Roger Gritti – Comunicação PME