Prefeitura Municipal de Erechim - Bolsa Família- Prazo para recadastramento encerra nesta sexta-feira
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/2123/bolsa-famlia--prazo-para-recadastramento-encerra-nesta-sexta-feira

25/02/2009

Bolsa Família- Prazo para recadastramento encerra nesta sexta-feira

Bolsa Família- Prazo para recadastramento encerra nesta sexta-feira

Bolsa Família- Prazo para recadastramento encerra nesta sexta-feira
 

Famílias que não se recadastraram em 2008 devem comparecer a Secretaria Municipal de Cidadania sob o risco de perderem o benefício


          O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Habitação está realizando o recadastramento dos beneficiários do Bolsa Família, que deixaram de se recadastrar no ano passado. Estas famílias tem até sexta-feira, dia 27, para regularizarem sua situação. Caso contrário elas serão excluidas do Programa do Governo Federal.

          Conforme a Gestora Municipal do Programa Bolsa Família, Vanessa Ritter, até o momento a procura pelo recadastramento tem sido muito pequena. Ela acredita que o fato esteja relacionado a dois motivos específicos: pela mudança de endereço, ou seja, as famílias estão vivendo em outra cidade; ou por estarem irregulares, não cumprindo as condicionalidades exigidas ou não respeitando a renda permitida.

          Erechim tem hoje 2.430 famílias recebendo o beneficio, entre as 5.286 cadastradas. No entanto, 778 estão irregulares e precisam comparecer a Secretaria Municipal de Cidadania, que fica na Av. Salgado Filho, nº 227, Centro (Antiga Delegacia de Polícia). É necessário apresentar a documentação original de todas as pessoas que moram na casa: Carteira de Identidade; CPF; Título de Eleitor; Carteira de Trabalho (mesmo que não esteja assinada); Certidão de Casamento ou Nascimento; Comprovante de renda do último mês; Comprovante de Residência (conta de água ou luz); Se alguma pessoa recebe benefício do INSS trazer comprovante; Cartão do Bolsa Família; Certidão de Nascimento dos filhos que possuem até 17 anos; Atestado de Matrícula Escolar. Em caso de filhos de criaças, levar o termo de guarda. Em caso de falecimento de alguma pessoa da família que esteja cadastrada, levar a Certidão de Óbito.

          O Bolsa Família é um programa de transferência de renda e apoio à família no acesso à saúde e à educação. Ele surgiu da unificação dos Programas: Bolsa Escola, Cartão Alimentação, Vale Gás e Bolsa Alimentação. O principal objetivo é contribuir para a redução da pobreza e da fome. São três eixos principais de atuação: A diminuição imediata da pobreza, por meio da transferência direta de renda às famílias; O reforço do direito de acesso das famílias aos serviços básicos de saúde, educação e assistência social, por meio das condicionalidades, o que contribui para as famílias romperem o ciclo de pobreza entre as gerações; A integração com outras ações e programas dos governos e da sociedade para apoiar as famílias a superarem a situação de vulnerabilidade e pobreza.