Prefeitura Municipal de Erechim - Chá Literário promove encontro entre livros, memórias e famílias na EMEI Barão do Rio Branco

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/21223/ch-literrio-promove-encontro-entre-livros-memrias-e-famlias-na-emei-baro-do-rio-branco

03/09/2025

Chá Literário promove encontro entre livros, memórias e famílias na EMEI Barão do Rio Branco

Evento fortalece vínculos entre escola e comunidade com leitura, arte e afeto na Educação Infantil.

Na última terça-feira (2), a EMEI Barão do Rio Branco, foi palco de uma experiência única de integração entre literatura, afeto e participação da comunidade escolar. O tradicional Chá Literário reuniu crianças, famílias e educadores em uma noite marcada por histórias encantadoras, produções artísticas e muita partilha.

 

As salas de referência da escola foram cuidadosamente organizadas para receber os visitantes em um ambiente acolhedor e criativo. O evento não se limitou a uma simples exposição: foi um convite para viver a literatura de forma intencional e significativa, por meio de contações de histórias, interação com os pequenos leitores e atividades colaborativas entre escola e famílias.

 

Mais do que um evento cultural, o Chá Literário reafirmou o papel da leitura na formação de repertórios culturais, no desenvolvimento da imaginação e na construção de leitores críticos desde a infância, como preconiza o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil.

 

Durante o evento, as famílias participaram ativamente das atividades, interagiram com educadores e crianças, e ainda eternizaram o momento com telas de pintura — um gesto simbólico que representou o carinho e o envolvimento com a escola. “Foi divertido e muito legal, a minha vida ficou inteirinha de estar na escola e fiz as coisas que eu amo”, contou Alice Kaiser Bassanezi, de apenas 4 anos.

 

Os pais também destacaram a importância da iniciativa. Para Diogenes Pedro Carravetta Pinto e Janaina Juliana Piccoli, o evento permitiu uma aproximação real com o cotidiano escolar:
“O que foi mais importante foi a gente poder ter essa dinâmica de estar dentro da escola e acompanhar um pouco dessa vida. Foi muito bom, ficamos muito felizes, foi um momento muito gratificante”, afirmaram.

 

Rudineia Matias, mãe da pequena Alexia, ressaltou o impacto afetivo da vivência. “A experiência para mim, minha família e Alexia foi muito positiva. Criamos uma memória especial com ela aqui na EMEI Barão. Acho muito importante esse tipo de vivência com a escola. Foi divertido, significativo e inesquecível”, disse emocionada.

 

A diretora da escola, Geovana Paiva, celebrou a repercussão do evento. “Foi maravilhoso ver os olhos brilhando, o sorriso nos lábios, os agradecimentos... Esse foi o melhor retorno das crianças e das famílias quanto ao Chá Literário”, afirmou.

 

Com ações como essa, a EMEI Barão do Rio Branco, que atende 613 crianças em tempo integral, reforça seu compromisso com uma educação integral, pautada no diálogo entre cultura, afeto e desenvolvimento humano — construindo, desde cedo, pontes sólidas entre escola, infância e comunidade.

 

Fotos: SMEd PME