https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/20970/2-seminrio-regional-de-educao-fiscal-e-nota-fiscal-gacha-de-erechim-inspira-nova-viso-sobre-tributos
25/07/2025
2º Seminário Regional de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha de Erechim inspira nova visão sobre tributos
Evento reúne municípios da região, escolas e autoridades para debater cidadania fiscal e a função social dos tributos.
Nesta sexta-feira (25), acontece o 2º Seminário Regional de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha de Erechim, promovido pela Prefeitura de Erechim, por meio do Grupo de Educação Fiscal, uma parceria entre as Secretarias Municipais da Fazenda e de Educação. O evento acontece no Centro Cultural 25 de Julho e conta com a presença de representantes de 12 municípios, professores, estudantes e autoridades locais.
A abertura foi marcada por um momento de reflexão sobre os pilares da Educação Fiscal — valores, cidadania e cultura fiscal — e a sua importância na formação de uma sociedade mais consciente e participativa. Estiveram presentes o prefeito Paulo Polis, a secretária da Fazenda, Ana Oliveira, a secretária de Educação Verenice Lipsch, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Fifo Parenti e presidente da Comissão do Grupo de Educação Fiscal, Gláucia Campos.
Nova visão sobre tributos
A presidente da Comissão do Grupo de Educação Fiscal, Gláucia Campos, destacou o trabalho realizado nas 19 Escolas Municipais de Erechim. “Ao formar cidadãos com compressão fiscal, estamos promovendo em nossas crianças e estudantes, o senso de responsabilidade social e compromisso com o bem comum”, disse.
Durante sua fala, o prefeito Paulo Polis reforçou a relevância da pauta, inspirando nos estudantes, uma nova visão sobre os tributos. “Nossos estudantes estão criando consciência crítica através da Educação Fiscal e ética. Estamos cultivando cidadãos que entendem seu papel na transformação da sociedade e como não só Erechim, mas os municípios da região, tem um padrão diferente na entrega de serviços”, comentou.
Já a secretária Ana Oliveira destacou o papel das finanças públicas no dia a dia da população. “A receita municipal é o motor das nossas políticas públicas. Discutir Educação Fiscal é discutir saúde, educação, infraestrutura e qualidade de vida para todos”, frisou.
A secretária Verenice Lipsch também destacou o protagonismo das escolas na formação cidadã. “A sala de aula é o berço da consciência fiscal. São os nossos professores e estudantes que, por meio de projetos criativos e práticas inovadoras, dão vida a esse tema em cada comunidade escolar”, pontuou.
O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Fifo Parenti, destacou que falar de Educação Fiscal, é falar de democracia na prática. “O cidadão informado participa, cobra, propõe e transforma. E é esse protagonismo que queremos estimular. A Câmara de Vereadores está ao lado de iniciativas como essa, que formam não apenas bons alunos, mas cidadãos conscientes, com senso crítico e comprometidos com o bem coletivo”, falou.
Programação
O evento conta com parceria da Cresol Centro-Sul RS/MS, que distribuiu kits para os cerca de 300 participantes. A programação segue ao longo de todo o dia, com compartilhamentos de boas práticas pedagógicas, momentos culturais e palestras técnicas com especialistas da área tributária.
Fotos: Karine Heller – Comunicação PME / Luciana Szczepkowski - SMEd PME
15/07/2025
Seguem inscrições para o 2º Seminário Regional de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha de Erechim
25/06/2025
Inscrições abertas para o 2º Seminário Regional de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha de Erechim
13/06/2025
Estudantes da Escola Othelo Rosa conhecem funcionamento da Secretaria da Fazenda
11/06/2025