https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/20751/acadmicos-de-enfermagem-da-uri-conhecem-setor-de-hemodilise-do-hospital-santa-terezinha
11/06/2025
Acadêmicos de Enfermagem da URI conhecem setor de hemodiálise do Hospital Santa Terezinha
Atividade integrou formação prática dos estudantes e debateu o papel da enfermagem frente ao aumento de casos de doenças renais no Brasil.
Acadêmicos do Curso de Enfermagem da URI Erechim participaram, na terça-feira (10), de uma atividade formativa no Serviço de Hemodiálise da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE). A ação integrou a disciplina de Estágio Supervisionado I e envolveu uma roda de conversa seguida de visita técnica à unidade.
No primeiro momento do encontro, a enfermeira Nandrea Vieira conversou com os estudantes sobre Doença Renal Aguda e Crônica, além das opções de terapias renais substitutivas, como hemodiálise e diálise peritoneal. A profissional também compartilhou vivências do cotidiano assistencial, ressaltando os desafios enfrentados pela equipe de enfermagem.
Na sequência, os alunos conheceram o setor de hemodiálise, acompanhados pela enfermeira Chanaiara Dogenski, que apresentou a estrutura física do serviço, os materiais e equipamentos utilizados, bem como o funcionamento do atendimento aos pacientes com doença renal crônica.
Crescimento de casos exige profissionais qualificados
De acordo com o Censo Brasileiro de Diálise (CBD) de 2023, da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o Brasil contabilizava, em julho daquele ano, 157.357 pacientes em diálise, um aumento de 2,3% em relação ao mesmo período de 2022. O levantamento indica que a maioria dos pacientes é do sexo masculino (59%) e tem entre 20 e 64 anos (62,5%). As causas mais frequentes da insuficiência renal crônica são a hipertensão arterial (37%) e o diabetes mellitus (31%).
Nesse contexto, o Serviço de Hemodiálise da FHSTE, que atende 33 municípios da Região do Alto Uruguai, tem registrado aumento na demanda, o que exige equipes bem preparadas e capazes de lidar com a complexidade do cuidado. A visita técnica contribuiu para aproximar os estudantes da realidade do serviço e para ampliar a compreensão sobre o papel da enfermagem na atenção a essa condição de saúde pública.
Foto: Divulgação URI Erechim
11/07/2025
SIPAT do Hospital Santa Terezinha encerra semana com dança circular e foco no bem-estar
08/07/2025
Hospital Santa Terezinha abre SIPAT com foco na saúde mental e prevenção
04/07/2025
Hospital Santa Terezinha recebe R$ 1,3 milhão em recursos para a saúde da região
02/07/2025