Prefeitura Municipal de Erechim - Cultivando hábitos saudáveis desde a infância: parceria entre Escolas em Erechim

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/20662/cultivando-hbitos-saudveis-desde-a-infncia-parceria-entre-escolas-em-erechim

27/05/2025

Cultivando hábitos saudáveis desde a infância: parceria entre Escolas em Erechim

Projeto une crianças e adolescentes para incentivar hábitos alimentares saudáveis.

A primeira infância é um momento fundamental para a construção de hábitos alimentares saudáveis, que podem acompanhar as crianças por toda a vida, contribuindo para a prevenção de doenças. Com esse objetivo, a Escola Municipal Irmã Consolata, em parceria com a Escola Estadual Dr. Sidney Guerra, vem desenvolvendo ações pedagógicas voltadas à educação alimentar, incentivando o contato das crianças com alimentos naturais e o cultivo próprio. 

 

 

As turmas de Pré B da EMEI Irmã Consolata participaram recentemente de uma visita à Escola Estadual Dr. Sidney Guerra, onde conheceram a rotina dos estudantes do Ensino Médio Integral, responsáveis pelo cultivo das hortaliças em uma horta escolar. O interesse e entusiasmo das crianças, especialmente em relação ao plantio e cuidados com a horta, motivaram a continuidade da parceria. 

 

A partir dessa interação, os estudantes do Ensino Médio Integral foram convidados a participar de um plantio coletivo com as crianças do Pré B na horta da Escola Municipal Irmã Consolata. As hortaliças cultivadas serão acompanhadas e cuidadas pelas próprias crianças, que depois poderão incluí-las no lanche escolar, promovendo o gosto por alimentos frescos e naturais. 

 

Para a diretora Manoela Basegio, a iniciativa tem um impacto muito positivo: “Foi um momento muito significativo de troca, onde os estudantes do Sidney Guerra ensinaram nossas crianças como preparar a terra e cuidar das alfaces. Essa integração entre a Educação Infantil e o Ensino Médio busca um mesmo objetivo: a formação integral dos alunos.” 

 

A professora de Ciências, Idilce Bianchi reforça a importância da experiência prática: “Não é apenas o plantio, é cuidar de uma vida com muito amor e carinho, que será usada na alimentação dos estudantes. Ver o entusiasmo das crianças é encantador, são vivências que marcam o processo de ensino e aprendizagem.” 

 

Os pequenos participantes também compartilham suas impressões. Pietro Goês Rifiski destacou: “Eu gostei porque encontrei uma amiga da outra escola. Agora vamos ter a nossa horta com coisas para comer, não vamos precisar comprar.”

 

 

Louise Bobermin Lanfredi disse: “Porque é muito legal plantar, já ajudei minha mãe. Eu amo plantar e mexer na terra.” 

 

 

Fotos: SMEd PME