https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/20538/feira-do-livro-cmara-de-vereadores-entrega-certificado-cultural-literrio-professora-alba-albarello-a-jorge-lisba-goelzer
08/05/2025
Feira do Livro: Câmara de Vereadores entrega Certificado Cultural Literário Professora Alba Albarello a Jorge Lisbôa Goelzer
O Certificado Cultural Literário Professora Alba Albarello, criado em 2022, homenageia personalidades que fortalecem a cultura e a literatura de Erechim.
Na sessão legislativa da última terça-feira (6), a Câmara de Vereadores de Erechim realizou uma Sessão Especial para a entrega do Certificado Cultural Literário Professora Alba Albarello. A atividade integrou a programação da 26ª Feira do Livro – Erechim, Histórias e Contos. Neste ano, a honraria foi concedida a Jorge Lisbôa Goelzer, indicado pela Academia Erechinense de Letras (AEL) em reconhecimento à sua destacada trajetória nas áreas jurídica, política e cultural.
Estiveram presentes os vereadores de Erechim, familiares e amigos do homenageado, o secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Wallace Soares, a presidente da AEL, Zeni Bearzi, a patrona da 26ª Feira do Livro, Maria Lúcia Carraro Smaniotto, entre outros convidados.
Com quase 60 anos dedicados à advocacia, Jorge Lisbôa Goelzer é um dos nomes mais respeitados do Rio Grande do Sul, considerado o preceptor de uma linhagem familiar consolidada no Direito. Ele é casado com Edir Bisognin Goelzer, pai de Jorge Luís Bisognin Goelzer e Paulo Roberto Bisognin Goelzer, e avô de Priscila Goelzer Detoni e Vicenzo Fávero Goelzer — todos advogados. Sua trajetória, no entanto, vai muito além da profissão.
Goelzer teve papel fundamental em entidades como a Associação de Pais e Mestres do Colégio São José, presidindo-a no cinquentenário da escola, e a APAE de Erechim, onde atuou por anos. No Lions Clube Erechim Cinquentenário, onde ingressou em 1973, foi presidente e chegou ao cargo de governador do Distrito LD-7, conquistando a comenda “Governador 100%” do Lions Internacional. Sua gestão foi marcada por projetos inovadores de combate à evasão escolar, incentivo ao civismo e inclusão de pessoas longevas, além da realização de concursos e seminários voltados à juventude.
Na comunicação, Jorge Lisbôa Goelzer sempre teve uma voz ativa. Por meio de artigos em veículos tradicionais e textos nas redes sociais, contribuiu regularmente para o debate público e a formação crítica da comunidade. Como vereador entre 1993 e 1996, atuou no Legislativo com ética, compromisso e foco no bem coletivo.
O vereador Carlos Antônio Zanini (PSDB), proponente do projeto que criou o Certificado Alba Albarello em 2022, destacou a importância da homenagem: “É com imensa alegria que presto esta justa homenagem ao nosso querido Jorge Lisbôa Goelzer, falando um pouco sobre sua rica e admirável trajetória de vida.”
A presidente da Academia Erechinense de Letras, Zeni Bearzi, ressaltou o simbolismo da honraria: “A outorga de um certificado é um caminho de duas mãos. Se de um lado houve alguém que mereceu ser lembrado, de outro há quem mereça recebê-lo. O currículo de Jorge fala por si e sua fama o precede. Ao aceitar nosso convite, ele nos honra e nos engrandece”.
Emocionado, Jorge Lisbôa Goelzer agradeceu aos familiares, aos vereadores e aos integrantes da Academia. Reconheceu a relevância do Legislativo e compartilhou uma profunda reflexão sobre a cultura: “A cultura é a absorção de conhecimentos trazidos por outros, mas sobretudo valorizados por quem os recebe. Somos eternos aprendizes, e a realização pessoal depende de cada um de nós, independentemente da condição social. Meu lema é ‘fazer o bem faz bem’, porque precisamos estender as mãos e ajudar quem precisa”.
O Certificado Cultural Literário Professora Alba Albarello, criado em 2022, homenageia personalidades que fortalecem a cultura e a literatura de Erechim. Desde sua criação, a Academia Erechinense de Letras é responsável por indicar os agraciados. A edição de 2025 marcou a terceira entrega do prêmio, consolidando a iniciativa como um marco de valorização cultural no município.
Fotos: Carla Emanuele Sirena – Comunicação CMVE