Prefeitura Municipal de Erechim - Estiagem no estado: PSA oferece benefícios melhores que colheita

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/20486/estiagem-no-estado-psa-oferece-benefcios-melhores-que-colheita

29/04/2025

Estiagem no estado: PSA oferece benefícios melhores que colheita

Estiagem no estado: PSA oferece benefícios melhores que colheita

No Rio Grande do Sul são 317 municípios que decretaram situação de emergência devido a estiagem, sendo Erechim um dos municípios atingidos. O Programa de Recuperação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais de Erechim (PSA) desponta oferecendo garantia de renda aos agricultores participantes, mesmo com perdas na produção agrícola.

A estiagem no estado tem causado um impacto significativo na produção agrícola, especialmente na cultura da soja. Segundo informações da gerente regional no Alto Uruguai da Emater/RS-Ascar, Fernanda Tacca Angonese, que tem monitorado de perto a situação, houve uma queda considerável na safra gaúcha, devido a baixa umidade do solo e o calor excessivo que afetaram o desenvolvimento das plantas, especialmente em estágios reprodutivos como floração e formação de grãos.

As perdas vêm acontecendo de forma frequente, com as maiores ocorrências de estiagens e secas sendo relatadas para os anos de 2020, 2023 e agora 2025, o produtor rural tem acumulado dificuldades muitas vezes difíceis de resolver economicamente. Afetando não só a colheita, mas causando também a falta de água para consumo humano, irrigação e dessedentação animal.

Segundo a diretora do PSA, Ariane Pasuch neste contexto o Pagamento por Serviços Ambientais destina de forma segura a remuneração aos aderidos, independente das mudanças climáticas, o pagamento de R$500,0 (quinhentos reais) por nascente, e o equivalente a 10 sacas de soja por hectare preservado estará na conta do agricultor, trazendo segurança financeira a quem sempre conservou.


O secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira ressalta que se for calcular os custos de produção girando em média de 32 sacas de soja por hectare, sendo que em alguns casos mais severos de falta de chuva, não foi colhida essa quantidade, o agricultor tem assegurada sua renda através do programa.

Para o prefeito Paulo Polis, além do impacto financeiro, se for levar em consideração todos os benefícios oferecidos pelo PSA, a garantia da manutenção da propriedade, todos os diagnósticos e amparo técnico, além de restaurar o papel do agricultor como promotor da preservação ambiental, isso é muito importante.

A adesão ao Programa de Recuperação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais é permanente, basta levar até a Secretaria de Meio Ambiente de Erechim a matrícula e o CAR do seu imóvel, demais informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Erechim, ou pelo telefone (54) 3520 7007.

 

Foto: SMMA PME