Prefeitura Municipal de Erechim - Com a chegada do frio, aumenta a demanda na Central de Doações de Erechim

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/20480/com-a-chegada-do-frio-aumenta-a-demanda-na-central-de-doaes-de-erechim

29/04/2025

Com a chegada do frio, aumenta a demanda na Central de Doações de Erechim

Demanda por roupas e agasalhos cresce 30% e mobiliza ações da assistência social.

Com a aproximação do inverno e a queda nas temperaturas, a Central de Doações de Erechim — ligada à Secretaria de Assistência Social — tem registrado um aumento significativo na procura por agasalhos e roupas de frio. De acordo com dados do setor, a demanda cresceu cerca de 30% em comparação aos meses de verão.

 

Localizada junto à sede da Secretaria de Assistência Social, na Av. Salgado Filho, 227 - Centro, a central realiza atendimento diário para o recebimento e a distribuição de peças de roupa e calçados. Quem quiser doar pode entregar diretamente no local, e, mediante agendamento, também é possível solicitar a coleta de doações. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h e das 13h às 16h.

 

Todas as peças recebidas passam por um rigoroso processo de triagem, onde são avaliadas quanto ao estado de conservação e higiene. Apenas roupas em bom estado são disponibilizadas para doação. A equipe responsável também realiza a contagem das peças aptas, garantindo o controle de entrada e saída do acervo.

 

Regras para a retirada

 

Para garantir um atendimento justo e organizado, há um limite mensal de retirada: até 10 peças de roupa e 3 calçados por pessoa cadastrada. Em situações de calamidade ou emergência, essa regra pode ser flexibilizada.

 

O cadastro na central exige a apresentação de um documento de identificação com foto e um comprovante de residência. Para pessoas em situação de rua, o processo de cadastramento é realizado de forma diferenciada, respeitando suas condições específicas.

 

“A Central de Doações é um espaço essencial, criado para receber, organizar e distribuir itens básicos de sobrevivência, como roupas — especialmente importantes durante os períodos de frio intenso. Tudo o que arrecadamos aqui chega diretamente às mãos de famílias em situação de vulnerabilidade, oferecendo não apenas apoio material, mas também um gesto concreto de esperança e acolhimento. Esse trabalho só é possível graças ao envolvimento da sociedade civil, das instituições parceiras e de cada cidadão que, com atitudes simples, ajuda a transformar realidades”, destaca o secretário de Assistência Social, Micael Kasmirski.

 

Fotos: SMAS PME