Prefeitura Municipal de Erechim - Secretário recebe representantes do MPU
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1998/secretrio-recebe-representantes-do-mpu

10/01/2009

Secretário recebe representantes do MPU

Secretário recebe representantes do MPU

Secretário recebe representantes do MPU

           Representantes do Movimento Popular Urbano – MPU - estiveram presentes na Secretaria Municipal de Educação para apresentar propostas ao novo Secretário de Educação de Erechim, Anacleto Zanella, a fim de serem implementadas pela secretaria. Lideranças do MPU apresentaram as reivindicações para as comunidades dos bairros periféricos, que apontam maiores necessidades, sejam contempladas com projetos educacionais. Das reivindicações do MPU destacam-se: Implementação da EJA (Educação de Jovens e Adultos); clareza nos critérios para seleção das turmas de EJA; e que a secretaria seja parceira em projetos inclusivos nos bairros, como por exemplo, o teatro e o cinema, oportunizando o acesso e descentralizando as atividades que serão desenvolvidas.

          Para o secretário de Educação, “a proposta do Governo Polis e Ana é de ouvir a comunidade e, por isso, os programas desenvolvidos pela SMEd serão construídos juntamente com os movimentos sociais e a comunidade”. Segundo ele um dos projetos na área de educação que será implantado por esta administração é o Programa Nacional de Integração da Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja - Formação Inicial e Continuada/ Ensino Fundamental. O Proeja é um projeto do Governo Federal que tem como objetivo a formação profissional aliada à escolarização, tendo como princípio norteador a formação integral. Outro projeto que será discutido, também do Governo Federal, é o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJOVEM- que destina-se a jovens de 18 a 24 anos que estejam fora do mercado formal de trabalho e que não concluíram a 8ª série do Ensino Fundamental.

Na reunião que contou com a presença de Maurício Unes que trabalhará a relação Escola-Comunidade e da Flávia Dalla Costa responsável pelo EJA na nova administração, ficou definido que o MPU realizará uma pesquisa nas comunidades mais carentes para conhecer a realidade atual e repassar para a SMEd com o objetivo de construir em conjunto um Projeto de Educação de Jovens e Adultos.