Prefeitura Municipal de Erechim - Cultura italiana apresentada em desfile
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1993/cultura-italiana-apresentada-em-desfile

09/01/2009

Cultura italiana apresentada em desfile

Cultura italiana apresentada em desfile

Cultura italiana apresentada em desfile

          A população de Erechim e região já tem data certa para degustar e adquirir uva e seus derivados. A 8ª edição da Festa Di Bacco,A Festa da Uva de Erechim - inicia a sua programação neste domingo, quando o desfile de carros alegóricos mostrando a cultura italiana convidará a comunidade para prestigiar o evento que inicia no dia 17 de janeiro e se estende até fevereiro no Seminário Nossa Senhora de Fátima. Ali produtos tipicos italianos, como vinho, queijo e salame, artesanato rural, jogos tradicionais, apresentações culturais, oficinias e shows vão envolver os descendentes desta etnia que ajudou a colonizar o Alto Uruguai.

          A abertura da comercialização contará com a Missa da Uva, às 18h20min. A novidade deste ano é a praça da alimentação. Ao invés do visitante apenas comprar os produtos das agroindústrias e levar para casa, agora ele terá um local agradável para consumi-lo. A Feira conta com a parceria de cerca de 20 agricultores familiares disponibilizando uva, e mais de 10 agroindústrias trazendo o que de melhor a região tem a oferecer, quando o assunto é produto típico italiano.

          O objetivo dos promotores do evento, Prefeitura Municipal de Erechim, Sutraf-AU, Emater, Comissão da Uva e grupos italianos é divulgar a uva e o vinho produzidos aqui. Conforme o futuro secretário municipal da Agricultura, Eloir Griseli, "a qualidade e o consumo destes produtos tem aumentado significativamente nos últimos anos. Ainda há muito estudo e controle técnico a se fazer, mas essa é sem dúvida uma alternativa econômica bastante importante, já que é possivel agregar valor e valorizar o pequeno produtor, o grande responsável pela produção da uva". A Festa da Uva de Erechim busca ainda resgatar e cultivar a gastronomia, a música e os costumes deste povo.

          Segundo a família Slongo, uma das fundadoras da Festa Di Bacco, a colheita tardia da uva neste ano não vai alterar o sabor nem sequer a quantidade da produção. "Embora menor o tamanho do grão da uva, já que a falta de umidade impediu o seu crescimento, a comercialização não deve ser afetada", garante Marlene Slongo. Participante de todas as edições, ela diz que a feira é uma excelente oportunidade para os produtores, principalmente aqueles que vivem longe do centro da cidade, venderem o que fabricam.

          A feira ainda oportuniza o turismo rural. Os passeios turisticos serão realizados nos dias 15, 22 e 29 de janeiro e 5 e 12 de fevereiro. O agendamento deve ser feito no Castelinho ou pelo telefone 3522-3822. A implementação do turismo é uma das metas da nova adminstração, especialmente da Secretaria Municipal de Agricultura. O potencial de desenvolvimento é muito grande e o investimento nem tanto. Para Griseli, a grande maioria das propriedades já está pronta para receber visitantes. "Não trabalhamos o turismo pedindo para que o agricultor construa outra casa. A idéia é mostrar o que se tem. Uma casa que está ali há 50 anos, por exemplo, com o porão de terra, com salame pendurado, com queijo, com as pipas de vinho, com o parreiral. Isso é o verdadeiro turismo rural. Onde se mostra o que foi construído ao longo dos anos. É preciso somente embelezar o que já existe e melhorar algumas estradas". Outra idéia é incentivar a produção da uva na região buscando alternativas econômicas, não só para produzir, mas para agregar valor a ela, fazendo os produtos chegarem até o mercado, até o consumidor. Para isso, "vamos ampliar as feiras, os espaços de comerciaização e buscar mercado fora de Erechim", sublinhou Griseli.

Programação:

Desfile de Carros Alegóricos

Data: 11 de janeiro

Hora 20 horas

Local – Avenida Maurício Cardoso e Sete de Setembro

Abertura da Safra de Uva

Data: 14 de janeiro

Local – Propriedade Guerino Dariva

Jantar Típico Italiano e Festival do Vinho Doce

Data: 24 de janeiro

Horário: 20h30min

Local: Comunidade Batistella

Festa de São Brás

Data: 1º de fevereiro

Horários: 7h30min – Cavalgada

10h – Missa na Capela São Brás

12h – Almoço

Local – Comunidade São Brás

Missa da Uva

Data: 17 de janeiro

Horário: 1820min

Local: Seminário Nossa Senhora de Fátima

Show Musical

Data: 17 de janeiro

Horário: 20 horas

Local: Seminário Nossa Senhora de Fátima

Festa e comercialização

Datas: 17, 18 e 25 de janeiro

Horário: 14 às 21 horas

Local: Seminário Nossa Senhora de Fátima

Comercialização

Datas: 21, 28 e 31 de janeiro

04, 07, 11 e 14 de fevereiro

Horário: 14 às 19h30min

Local: Seminário Nossa Senhora de Fátima

Passeios Turísticos

Datas: 15, 22 e 29 de janeiro

05 e 12 de fevereiro

Informações e inscrições no Castelinho ou pelo telefone 3522-3822