Prefeitura Municipal de Erechim - Aberta a XII Frinape, a maior mostra econômica e cultural do norte e nordeste do Estado do RS
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1937/aberta-a-xii-frinape-a-maior-mostra-econmica-e-cultural-do-norte-e-nordeste-do-estado-do-rs

01/12/2008

Aberta a XII Frinape, a maior mostra econômica e cultural do norte e nordeste do Estado do RS

Aberta a XII Frinape, a maior mostra econômica e cultural do norte e nordeste do Estado do RS

Feira iniciou com inauguração de dois novos pavilhões

    Iniciou no sábado, 29, a XII Frinape, a maior mostra econômica e cultural do Norte e Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, em clima de otimismo e de muita alegria. A Feira Regional, Industrial e Agropecuária de Erechim se desenvolve até o próximo domingo, 7 de dezembro, com uma intensa programação cultural, de shows, apresentações artísticas de música, canto, dança e teatro. São mais de 220 expositores espalhados pelos Pavilhões da Indústria e Comércio 1 e 2, Cidade da Cultura, stands externos, área do Agronegócio, Agroindústria Familiar, Alimentação e Festa do Chimarrão.
    A solenidade de abertura oficial foi realizada às 10 horas, em frente aos dois novos pavilhões que foram construídos no Parque da Frinape para abrigar os expositores da Indústria, Comércio e Serviços. A cerimônia contou com a presença do prefeito Eloi Zanella; do presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, Jaci José Delazeri; do presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento, representando a Governador Yeda Crusius; do deputado Ivar Pavan, representando o presidente da Assembléia Legislativa do RS, Alceu Moreira; diretor do Fórum de Erechim, Luís Gustavo Zanella Piccinin; do presidente da Câmara de Vereadores, Anacleto Zanella; do Bispo Diocesano, Dom Girônimo Zanandréa; dos deputados estaduais Iradir Pietroski e Gilberto Capoani; e diversas autoridades do município, da região e de todo Estado.
    O presidente da ACCIE, Jaci José Delazeri, falou que era motivo de grande satisfação estar comemorando os 100 anos de história da colonização de Erechim. Se reportou a cada princesa étnica e sua representatividade na construção do município e a contribuição de cada etnia no desenvolvimento econômico, cultural e social da cidade. Lembrou de nomes de pessoas importantes neste século de história, como Torres Gonçalves, José Mandelli Filho, Romeu Madalozzo – idealizador da 1ª Frinape, em 1966 -, Júlio Brondani – responsável pelas três últimas feiras e a quem teceu agradecimentos pela forma competente como as realizou -, e agradeceu a toda a população por fazer parte desta história. Jaci afirmou que o Pólo de Cultura representa os valores da cultura de base e a grande riqueza do Alto Uruguai que é a diversidade de seu povo. Segundo ele, “se soubermos unir todas as virtudes deste povo, como já somos diferenciados, seremos reconhecidos mundialmente.
    A Rainha da XII Elise Andreolla também deu as boas-vindas aos presentes e fez um convite para que todos celebrassem os 100 anos de história da colônia de Erechim nesta semana de magia.

A força da economia local e regional    
    O deputado Ivar Pavan, que representou o presidente da Assembléia Legislativa do RS, Alceu Moreira, enalteceu a beleza do Pólo de Cultura para a valorização das etnias que fizeram a história da região. “Esta feira é coroada das manifestações mais nobres, porque traz para cá a nossa cultura, a nossa história e as nossas origens, porém não deixa de valorizar todo o nosso potencial econômico”.
    O presidente da Emater/RS, Mário Ribas do Nascimento, que representou a governadora Yeda Crusius na abertura do evento, destacou o crescimento e a potencialidade da XII Frinape. "Esta feira demonstra a força da economia local e regional. É uma mostra que oportuniza ao visitante conhecer novas tecnologias, novos equipamentos na área de máquinas agrícolas, o comércio e o setor de serviços e artesanato", disse Ribas do Nascimento. "A Emater/RS-Ascar está junto nesta parceria, contribuindo para o desenvolvimento regional sustentável. O campo abre caminhos, com várias possibilidades, como a produção de alimentos e agroenergia. Uma feira como esta ajuda a mostrar todo este potencial". Ribas do Nascimento acrescentou que o governo do Estado vem realizando um processo de recuperação das finanças do Rio Grande do Sul, o que permitirá o retorno dos investimentos públicos. Previu, para os próximos anos, grandes investimentos e ações nas políticas estaduais e nas parcerias com o governo federal, os municípios e todo o setor produtivo gaúcho.

Reinauguração do parque
    O prefeito Eloi Zanella, destacou que aquele momento era de reinauguração de um Parque de Exposições, um parque novo, que oferece conforto aos expositores. “Estamos encerrando um ciclo que iniciou em 1966 e iniciando outro”, comentou. Foi categórico ao afirmar que a participação do Estado, desde então, sempre foi muito pífia. “Crescemos pela nossa força, nossa determinação, nossa criatividade e soubemos explorar as nossas potencialidades”. Lembrou da chegada dos primeiros imigrantes, da construção da estrada de ferro, o ciclo sobre rodas,     que, segundo ele, não consegue mais se sustentar na deteriorização de nossas estradas, tanto federais como estaduais, e criticou até as pedagiadas que não recebem os recursos recolhidos. Falou do transporte aéreo que só permanece em Erechim pelo investimento que é feito pelo governo municipal.
    “Não digam que o Estado construiu esta cidade, porque quem fez isso foi a sua gente. Esta região não existe, está fora dos planos do Governo do Estado e nós pedimos pouca coisa, apenas infra-estrutura nas áreas de estradas, energia e comunicação. Com o resto nós nos viramos”, sentenciou. Zanella falou sobre o Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional do Alto Uruguai Gaúcho enaltecendo que os 32 municípios, que integravam Erechim em 1908 e 1918, se uniram novamente para promover um processo de desenvolvimento regional com união e força. “Isto é um chamamento para que se pare de elogiar aqueles que não estão fazendo nada pelo município”, destacou o prefeito de Erechim, Eloi Zanella.

Corte da fita
    O corte da fita que marcou a inauguração dos dois novos pavilhões do Parque de Exposições foi feita pelo prefeito Eloi Zanella, pelo da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, Jaci José Delazeri; pelo presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento; pelo deputado Ivar Pavan; pelo presidente da Câmara de Vereadores, Anacleto Zanella; pelo presidente do Conselho Deliberativo da ACCIE, Jandir Cantele, pelos deputados estaduais Iradir Pietroski e Gilberto Capoani; e pela Rainha da XII Frinape, Elise Andreolla. Em seguida, o Bispo Diocesano, Dom Girônimo Zanandréa, procedeu a benção das instalações e autoridades e presentes visitaram os expositores.
    Os novos pavilhões apresentam proporções generosas: 10 metros de pé direito e 5.200 metros quadrados de área total.

Descerramento de placa
    Antes da solenidade de abertura da Cidade da Cultura, foi feito o descerramento de uma placa, na Praça do Imigrante, próximo aos novos pavilhões, em homenagem aos que construíram a história de todas as Feiras que aconteceram  desde 1966. Em um texto da placa de bronze, está escrito: “Os homens só se eternizam por suas obras, especialmente as sociais”.  O descerramento foi feito por Eloi Zanella, jaci Delazeri, Mário Ribas do Nascimento, Luis Mario Silveira Spinelli, Jandir Cantele e pela Rainha da XII Frinape, Elise Andreolla.