Prefeitura Municipal de Erechim - XII FRINAPE - Joca Martins é uma das atrações da 2ª Mostra Morfológica de Cavalos Crioulos
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1929/xii-frinape---joca-martins--uma-das-atraes-da-2-mostra-morfolgica-de-cavalos-crioulos

25/11/2008

XII FRINAPE - Joca Martins é uma das atrações da 2ª Mostra Morfológica de Cavalos Crioulos

XII FRINAPE - Joca Martins é uma das atrações da 2ª Mostra Morfológica de Cavalos Crioulos

XII FRINAPE - Joca Martins é uma das atrações da 2ª Mostra Morfológica de Cavalos Crioulos
    O msico Joca Martins o convidado para fazer o show durante o Jantar de Confraternizao e entrega da premiao aos ganhadores da 2 Mostra Morfolgica de Cavalos Crioulos, que acontece em Erechim, de 28 a 30 de novembro, durante a realizao da XII Frinape. O evento promovido pelo Ncleo Alto Uruguai de Criadores de Cavalos Crioulos NAUCC -, com apoio da Prefeitura, Associao Comercial, Cultural e Industrial e Sindicato Rural de Erechim. O jantar ser realizado no dia 29, a partir das 21 horas, no Plo de Cultura, com cardpio tpico gacho.
    A emoo de quem habita as terras do sul enaltecida pelo msico que h 22 anos percorre as estradas da msica nativista e atualmente considerado um dos maiores nomes do segmento. Lanando seu 12 disco, o msico vive um momento de maturidade na carreira. Entre festivais e apresentaes, conquistou diversas premiaes, destaque para o Trofu Vitor Mateus Teixeira - Teixeirinha de Melhor Cantor em 2004 e dois Discos de Ouro "O Cavalo Crioulo" (feito em parceria com o poeta Rodrigo Bauer) e "Clssicos da Terra Gacha", ambos lanados pela gravadora USAdiscos, com o selo MegaTch.
    Ele conta que despertou para msica atravs do convvio familiar, j que o av, Joo Corra Martins, tocava acordeom, violo e bandolim e isso estimulou o gosto pela msica. O amor pela terra e o convvio dirio com a lida campeira e suas peculiaridades so inspirao constante para as msicas de Joca. O mate com sabor de aurora, o aroma de braseiro de corunilha, todas essas simbologias da nossa cultura so traduzidas nos acordes do msico.

Discografia:
    Xucro Ofcio (1995), Dos Ancestrais at aqui (1999), Vida Buena (2000), 30 Anos de Califrnia (2001), Por ter querncia na alma (2002) , Clssicos da Terra Gacha (2003), O Cavalo Crioulo (2004),Joca Martins canta poemas de Jayme Caetano Braun (2005), Joca Martins "Ao Vivo" Grandes Sucessos da Califrnia da Cano Nativa(2005),Sobre um Homem que Vinha num Mouro(2006),Domingueiro(2007), Pampa (2008).

A MOSTRA
    A programao da 2 Mostra Morfolgica tem incio com a admisso dos animais na sexta-feira, 28, a partir das 14 horas; s 17h haver a concentrao de machos; e, a partir das 20h, sero promovidas palestras sobre cavalos crioulos e uma Mesa Redonda onde os criadores da regio podero trocar experincias e informaes com criadores convidados do RS, SC e PR. No sbado, 29, a partir das 9 horas, tem incio o julgamento morfolgico propriamente dito que estar sob responsabilidade do jurado Alexandre Sue, profundo conhecedor de cavalos crioulos, residente em Bag. Ao final do julgamento os campees faro um desfile pelo Parque de Exposies da Frinape.
         No domingo, 30, pela manh, o NAUCCC traz outra novidade para a XII FRINAPE, quando ser realizado um show-room de cavalos crioulos. Na oportunidade, criadores da regio estaro ofertando cavalos e guas crioulas para exposio e venda direta na pista de eventos. A inteno ofertar animais para o pblico adquirir um animal para seu lazer, esporte ou mesmo aumentar o criatrio.
    As inscries para a 2 Exposio Morfolgica de Cavalos Crioulos sero aceitas at o dia 26 de novembro. A documentao necessria atestado de anemia e cpia do registro na ABCCC. Informaes pelo fone (54 3321-1600), junto ao Sindicato Rural de Erechim, ou pelo e-mail: nauccc@hotmail.com.

PROGRAMAO

28/11/08 Sexta-feira
14 h    - Admisso dos Animais
17 h    - Concentrao de Machos
20 h    - Palestras sobre Cavalos Crioulos
- Mesa Redonda Com Tcnico, Jurado, Criadores  
- Tertlia

29/11/08 Sbado
09 h     - Incio Julgamento Morfolgico
18 h    - Desfile dos Campees pelo Parque da Frinape
20 h    - Entrega da Premiao
21 h    - Jantar de Confraternizao
22 h     - Leilo Virtual de Coberturas e de guas Crioulas Selecionadas
23 h    - Show Musical com Joca Martins

30/11/08 Domingo
10h    - Curso de Freio de Ouro com o ginete Cesar Augusto Freire, o Guto
11h    - Show-room de Cavalos Crioulos com Exposio e Venda Direta junto pista.