Prefeitura Municipal de Erechim - Frinape 2008 - Prefeito Zanella diz que superar a crise dependerá de como ser enfrentada
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1901/frinape-2008---prefeito-zanella-diz-que-superar-a-crise-depender-de-como-ser-enfrentada

14/11/2008

Frinape 2008 - Prefeito Zanella diz que superar a crise dependerá de como ser enfrentada

Frinape 2008 - Prefeito Zanella diz que superar a crise dependerá de como ser enfrentada

    A crise financeira mundial poderá influir no desempenho da XII Frinape. Mas é certo que a feira poderá se transformar num suporte para o enfrentamento da situação. Este é o pensamento do prefeito Eloi Zanella, Presidente Institucional da maior mostra da economia de Erechim nos últimos 50 anos. Ele reconhece que a situação requer ações efetivas, concretas, mas confia que o empreendedorismo que é marca registrada do erechinense ajudará na superação deste momento crítico.
    - A crise poderá afetar a Frinape, mas se começarmos encarar ela como uma falta de oportunidade e houver uma retração total das pessoas em relação a expectativa do que vai acontecer nós vamos fazer a crise maior do que ela é. Temos que aproveitar a oportunidade que a crise oferece para ocupar os espaços que vão aparecer. Crise se vence com trabalho - sublinha. A Frinape é uma oportunidade  única para o enfrentamento da crise. São espaços modernos, amplos e bem arejados. É preciso conhecer o novo projeto da Frinape para ter certeza de tudo o que ela poderá oferecer.

Reunião

    O prefeito Eloi Zanella esteve reunido como presidente da ACCIE, Jaci Delazeri e os coordenadores dos processos que constituem a comissão central da XII Frinape e gostou da disposição demonstrada pelo grupo em fazer um evento de grande repercussão para para expositores e visitantes. Responsáveis pela organização do evento, Zanella e Delazeri estão confiantes no sucesso e entusiasmados com a receptividade junto ao empresariado e o apoio do grupo de trabalho.
    -  É evidente que existe um espírito de colaboração, uma vontade de construir, de inovar e isso vai fortalecer o grupo porque cada um se sente responsável pelo todo - disse. Na avaliação do prefeito o comprometimento vai fortalecer e engrandecer o reinicio das atividades de feiras no Parque Frinape depois de um longo período  em obras. “Tudo resultará numa nova filosofia de trabalho em um novo conceito de feira em Erechim”, acrescenta o prefeito.
    Entusiasmado com o andamento dos trabalhos Zanella lança um desafio e antecipa que Frinape deste ano, marcada para o período entre 29 de novembro e 7 de dezembro, será uma feira moderna com espaços amplos e confortáveis.
    - O que será oferecido no Parque Frinape representa uma oportunidade única de participar de uma feira moderna" – declarou, numa provocação aos que ainda não reservaram espaço.
    Zanella avalia que são muitos espaços para todos os gostos; shows de primeira qualidade; ampla área cultura envolvendo as etnias. “Serão dez dias de magia como diz o presidente Jaci Delazeri”, afirmou. O prefeito chamou atenção para o aspecto da cultura de raiz dos povoadores de Erechim. Haverá uma exposição de fotografias da colonização italiana originária da região do Veneto.

Ingressos

    A linha de shows e o valor dos ingressos para o Triple Show, nos dias quatro, cinco e seis de  dezembro merece atenção especial. Segundo Zanella o município investiu forte para transformar a Frinape numa feira popular em relação aos custos para expositores e acesso ao público. Sem o subsídio repassado pela prefeitura no montante de 1 milhão e 350 mil reais, ingresso de cada show ficaria acima dos 20 reais que estão sendo cobrados no pacote para os três dias, enfatizou.

Resgate

    A Frinape 2008 será a oportunidade de resgatar a importância das Peagros que davam visibilidade à agropecuária municipal e regional na década de 1970 e a Festa Nacional do Chimarrão, cuja marca e iniciativa acabou sendo assumida pelo Município de Venâncio Aires na década de 1990. Para quem participou em mais de 50% das Frinapes, Peagros e sendo o criador da Festa Nacional do Chimarrão, enquanto prefeito por 18 anos, Zanella vê na retomada desses eventos um resgate profundo da cultura econômica do município que um foi particularmente agrícola, antes de se transformar numa referência industrial no sul do país.

História

    A comemoração dos cem anos de criação da Colônia de Erechim, criada em 1908, dez anos antes da comunidade ser transformada em município, também presente na XII Frinape, renova para as gerações de hoje o valor das etnias européias em todas as áreas da atividade humana da cidade e interior. Erechim em 1918 reunia a área que hoje é ocupada por  32 novos municípios integrados na  Associação de Municípios do Alto Uruguai. Todo esse mosaico cultural estará presente na Frinape nos segmentos da indústria, comércio, civil, agricultura construção civil, agricultura, pecuária, prestação de serviços, no artesanato e  na diversificada gastronomia.
    - Será um grande festa”, garante  o prefeito.

Visita diária

      O prefeito deu início nesta sexta-feira o ciclo de visitas diárias ao Parque Frinape, no acompanhamento das obras de infra-estrutura. A partir do dia 21 ele agendou reunião com a coordenação geral, a partir das 17 h.