Prefeitura Municipal de Erechim - Servidores da prefeitura e câmara participam de capacitação sobre digitalização das emendas impositivas
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18945/servidores-da-prefeitura-e-cmara-participam-de-capacitao-sobre-digitalizao-das-emendas-impositivas

01/12/2023

Servidores da prefeitura e câmara participam de capacitação sobre digitalização das emendas impositivas

Projeto faz parte da Transformação Digital e se refere à modernização dos processos administrativos e integração dos serviços públicos entre o Poder Executivo e Poder Legislativo

Os servidores públicos da Prefeitura de Erechim e da Câmara de Vereadores participaram, na manhã desta sexta-feira (1o de dezembro), de mais uma capacitação sobre a digitalização das Emendas Impositivas. O projeto faz parte da Transformação Digital e se refere à modernização dos processos administrativos e integração dos serviços públicos entre o Poder Executivo e Poder Legislativo. O curso foi realizado pela servidora da Diretoria de Tecnologia em Inovação, Marister Morgan Giovine, com o apoio da secretária adjunta de Planejamento, Aline Prichua, o diretor do Gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, e o representante da empresa System, que explicaram o funcionamento dos processos via sistema SAPI.

Avanço significativo

Segundo o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o ano de 2023 marca um avanço, significativo, na Transformação Digital, entre o Poder Executivo e Legislativo, especificamente, no que diz respeito às Emendas Impositivas.

Esta transição do processo físico para o digital é uma mudança de paradigma, as Emendas Impositivas passarão a tramitar, exclusivamente, por meios eletrônicos. Isso representa uma evolução tecnológica, e, também, uma profunda mudança cultural, evidenciando o comprometimento com a modernização e eficiência da gestão pública. Estamos desburocratizando, reduzindo o uso de papel, acelerando os processos, proporcionando uma gestão mais ágil e eficiente”, observa o prefeito Polis.

Administração mais transparente e eficaz

O secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, disse que o este treinamento sobre a utilização do Sistema Digital (SAPI – Protocolo) foi voltado aos assessores parlamentares. “Este treinamento permitiu aos participantes se familiarizar com a tecnologia em si, os novos procedimentos de abertura de processos, e a resolução de dúvidas de forma eletrônica. O ambiente digital vai otimizar a colaboração e comunicação entre os diferentes setores do governo, proporcionando uma administração mais ágil, eficaz e transparente”, explica ele.

Trabalho coletivo

O diretor do Gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, comenta que áreas estratégicas participaram da concepção e implementação deste projeto inovador das Emendas Impositivas. “A Secretaria de Administração, por meio do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI); Secretaria de Planejamento; e, a Secretaria de Gestão e Governança, por meio do Gabinete de Transformação Digital, que foram fundamentais na execução e sucesso desta transição”, afirma ele.