Prefeitura Municipal de Erechim - História em quadrinhos 'As cores do Bota Amarela' é apresentada à estudantes da Escola Luiz Badalotti
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18917/histria-em-quadrinhos-as-cores-do-bota-amarela--apresentada--estudantes-da-escola-luiz-badalotti

27/11/2023

História em quadrinhos 'As cores do Bota Amarela' é apresentada à estudantes da Escola Luiz Badalotti

Obra contemplada pelo FAACE, destaca o processo da colonização em Erechim, dando evidência aos negros e indígenas que fizeram parte da construção do município.

Na última quinta-feira (23), o professor e historiador, membro do NEABI - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFRGS e também do Movimento Étnico-Cultural dos Negros de Erechim (MENE), André Ribeiro, esteve na Escola Municipal Luiz Badalotti para conversar com os estudantes dos 5º Anos sobre o Dia da Consciência Negra (20/11), onde por meio da exploração da história em quadrinhos ‘As cores do Bota Amarela’, explicou o processo da colonização em Erechim dando evidência aos negros e indígenas que fizeram parte da construção do nosso município.

 

O professor André Ribeiro, destacou que a história em quadrinhos, partiu de um projeto contemplado pelo Fundo de Apoio as Artes e Cultura de Erechim (FAACE), no ano de 2020, sendo criado pelo professor Maurício de Oliveira e com a participação de diversos colaboradores.

 

“Os estudantes dos 5° anos, tiveram muitos aprendizados com a fala do Professor André, o mesmo abordou de forma muito dinâmica a história da colonização de Erechim e região e a contribuição da etnia negra. Também ressaltou que todas as etnias que colonizaram Erechim e região são importantes e devem ser respeitadas e valorizadas”, comentou a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I da EMEF Luiz Badalotti, Josiane Silveira Pelin.

 

As professoras do Setor Pedagógico da Secretaria de Educação, Gláucia Campos e Vivian Destri auxiliaram na organização da atividade. “A escola é um dos principais espaços para o aprofundamento de seus conhecimentos sobre a cultura afro-brasileira e indígena, podendo ter uma visão sobre a riqueza e diversidade das Etnias que compõem a cultura brasileira”, falaram as professoras, lembrando também que estas atividades atendem ao Artigo 26 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases/1996) e estão presentes em todas as Escolas do Sistema Público Municipal de Ensino de Erechim. A atividade também vai acontecer na Escola Municipal Paiol Grande, na tarde de quinta-feira (30).

 

O encontro na EMEF Luiz Badalotti foi acompanhado por cerca de 120 estudantes do 5º ano. “Eles tiveram a oportunidade de conhecer a história e interagir por meio de perguntas sobre a presença dos negros na região do Alto Uruguai. Foi uma tarde muito rica e abrilhantada com as perguntas dos estudantes, que demonstraram muito interesse e curiosidade sobre o processo de Colonização de Erechim, em especial com a participação dos Negros e Indígenas na região da AMAU”, explicou o professor André Ribeiro.