Prefeitura Municipal de Erechim - FEGATA - Duas peças adulto e uma infantil foram apresentadas hoje no Festival
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1868/fegata---duas-peas-adulto-e-uma-infantil-foram-apresentadas-hoje-no-festival

30/10/2008

FEGATA - Duas peças adulto e uma infantil foram apresentadas hoje no Festival

FEGATA - Duas peças adulto e uma infantil foram apresentadas hoje no Festival

    O segundo dia do Festival Gaúcho de Teatro Amador, que esta sendo realizado no Centro Cultural 25 de Julho, numa promoção da Prefeitura de Erechim, e apoio da SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura e IEACEN – Instituto Estadual de Artes Cênica, foi marcado pela apresentação das peças “A rainha do rádio” do município de Itaquí, “Lili inventa o mundo” de Cruz Alta e “Esconderijo do tempo” também de Cruz Alta.
    O Festival encerra nesta sexta-feira com os espetáculos “Todas as Vidas” (peça adulto), às 10h, e “Os Saltimbancos” (peça infantil) às 14h30min. A premiação esta prevista para às 18h30min e o encerramento às 20 horas com o Show Brasileiros Cantam Brasileiros.

A Rainha do Rádio
    A primeira peça concorrente a subir ao palco do Festival nesta quinta-feira (30), foi "A Rainha do Rádio", da cidade de Itaquí. O espetáculo trata dos abusos cometidos nas rádios durante os "anos de chumbo" no Brasil e faz, também, análises sobre a mulher. Luciano Santos é Adelaide Fontana, uma locutora de rádio do interior que tem um programa de poesias. Em tempos de ditadura, ela sofre com a censura do "gerente" da rádio, que lê todas as poesias antes de irem ao ar. Demitida, após 25 anos de trabalho, Adelaide não se cala e faz um programa no inverso do que antes era feito, e denúncia os abusos de poder na cidade, tudo com humor e poesia. Adelaide conta desde que o prefeito da cidade é tarado por lolitas virgens, até que o professor de filosofia da escola da cidade é gay. Mas Adelaide também fala dela conta de seu caso com Vladimir um garoto de 16 anos, até aí tudo bem, só que Adelaide tem um pouquinho mais de 40.
    A peça também trata de forma especial de questões femininas. Sem deixar de mostrar a força de uma mulher guerreira e cheia de sonhos, é também retratada a solidão da mulher, o amor por uma pessoa mais jovem, o medo da idade que avança, os desamores.

Lili Inventa o Mundo
    A obra de Mario Quintana foi a inspiração do Grupo de Teatro Máschara de Cruz Alta, no espetáculo infantil “Lili inventa o mundo”, apresentado na tarde desta quinta-feira. A peça coloca a criança e o público de qualquer idade diante da possibilidade de viver a experiência de sonhar.
    “Lili inventa o mundo” teve na direção Cléber Lorenzoni, e no elenco Gabriel Wink, Tatiana de Quadros, Alessandra Souza, Renato Casagrande, Cleber Lorenzoni e Angélica Ertel.

Esconderijos do tempo
    À noite o Grupo Teatral Máschara apresentou a peça “Esconderijos do tempo”, que concorre na categoria adulto. A poesia está nas plantas, nas pessoas, nas praças e cafés, nosso poeta passeia pelas ruas de uma cidade qualquer e vai colhendo historias com as mais incríveis figuras que encontra. Quem era Mario Quintana? Um anjo disfarçado de poeta? Disse um dia Erico Veríssimo que às vezes, quando ele se descuida ao vestir o casaco, suas asas ficam de fora. Mario Quintana era assim, um irônico afetuoso, que fazia humor para disfarçar o sentimentalismo, não está mais entre nós, mas está profundamente vivo em suas poesias, em alguma folha seca caindo numa tarde de outono, ou em uma luzinha de lampião que teima em manter-se acesa.