Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito Polis assina ordem de início da construção da Feira do Produtor do Parque Longines
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18610/prefeito-polis-assina-ordem-de-incio-da-construo-da-feira-do-produtor-do-parque-longines

18/09/2023

Prefeito Polis assina ordem de início da construção da Feira do Produtor do Parque Longines

A obra receberá R$ 327.648,25 de investimentos públicos e está prevista para ser concluída em três meses, segundo o cronograma

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, assinou a ordem de início das obras da Feira do Produtor do Parque Natural Municipal do Longines Malinowski, na manhã deste sábado (16), no local onde será construída a sede. Estavam presentes, também, o vice-prefeito, Flavio Tirello, secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, a vereadora, Sandra Ostrovski, representando o Poder Legislativo. A obra receberá R$ 327.648,25 de investimentos públicos e está prevista para ser concluída em três meses, segundo o cronograma.

Conforme o prefeito, Paulo Polis, o município tem 8 feiras permanentes, uma na área central, outra no DAER, bairro Três Vendas, São Cristovão, Atlântico, Progresso, Entre Paióis e a do Parque Longines, que está sendo estruturada. “A agricultura familiar tem um papel fundamental na nossa alimentação, e este novo espaço de feira, que será permanente, vai respeitar o Plano de Manejo do Parque Natural, ecológico, vai dar as condições necessárias de trabalho aos produtores e, consequentemente, tornando a feira mais atrativa aos consumidores”, destaca Polis.

O prefeito ressalta que o Parque Natural Municipal Longines Malinowski é um ponto turístico e de lazer das famílias, foi requalificado e está agregando novos serviços. “Como a feira permanente e a instalação dos quatro deques ao lado das trilhas ecológicas em paver. Importante destacar o trabalho das secretarias municipais que estão comprometidas em oportunizar mais serviços públicos à população. E a exemplo do que está sendo feito aqui, estamos construindo juntos uma linda cidade, boa para investir e viver”, ressalta o prefeito.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, afirma que esta obra será muito importante, porque os agricultores, voltados para produção orgânica, estavam ocupando os espaços dos quiosques para vender. “E não são lugares adequados para fazer a comercialização dos produtos, não tem a estrutura necessária para abrigar, por exemplo, em dias de chuva e frio e aí eles acabam sofrendo e os clientes deixam de vir comprar”, explica o secretário, William Racoski.

Ele acrescenta que nova construção de alvenaria, que terá acesso pela rua Pernambuco, com área total de 138 metros quadrados, disponibilizará um espaço adequado aos produtores rurais e ao fluxo de consumidores. “Nossa proposta é fazer mais feiras nos dias de semana, hoje só acontece no sábado e ampliar de 8 produtores para 12 agricultores. Então, são várias melhorias para os nossos agricultores e, outro ponto positivo, é que o pavilhão vai ficar próximo à calçada, facilitando o acesso dos clientes à feira”, ressalta o secretário.

O produtor rural, Eloir de Paula, disse que sempre esteve otimista em relação a realização desta obra, muito esperada pelos feirantes, que estavam empenhados em viabilizar a nova sede. “Este é um sonho que estamos realizando, estou emocionado, ação que valoriza a agricultura familiar e o nosso trabalho”, disse o feirante.

Ele ressalta que o local em que será construído o pavilhão vai deixar a feira do Longines mais visível e terá um bom espaço aos feirantes. “Esta vai ser a melhor Feira do Produtor. A Prefeitura de Erechim está de parabéns”, afirma Eloir.