Prefeitura Municipal de Erechim - "União dos prefeitos da AMAU está fazendo a diferença para região", diz prefeito Polis
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18341/unio-dos-prefeitos-da-amau-est-fazendo-a-diferena-para-regio-diz-prefeito-polis

24/07/2023

"União dos prefeitos da AMAU está fazendo a diferença para região", diz prefeito Polis

Salão Nobre da Prefeitura de Erechim reuniu prefeitos da AMAU com vice-governador, Gabriel Souza, e o diretor-geral do DAER, Luciano Faustino. Governo do Estado garante todos acessos asfálticos do Alto Uruguai até fim da gestão

O vice-governador, Gabriel Souza, cumpriu agenda em Erechim, nesta quinta-feira (20), na área da saúde e pautas sobre infraestrutura logística. De manhã, ele visitou o CRAS Itinerante e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Escola do bairro Progresso. À tarde, o governador se reuniu, no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim, com os prefeitos da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), para ouvir as demandas e falar sobre os acessos asfálticos regionais. Estavam presentes, também, o secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, e o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Luciano Faustino.

União faz a diferença

Na abertura, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, disse que nunca houve tanta união dos prefeitos da AMAU e que é isso que está fazendo toda a diferença para os municípios. “Porque estamos remando no mesmo barco, na mesma braçada e na mesma direção. Nunca tivemos outro momento na história da AMAU em que os prefeitos estivessem tão unidos. Isso dá musculatura para a região e faz as coisas acontecerem”, disse o prefeito Polis.

AMAU

O presidente da AMAU, Marcelo Arruda, destacou que, da metade do ano passado até o momento, o governo do Estado já esteve quatro vezes na região Alto Uruguai. Ele disse que o Estado não termina mais em Passo Fundo, e isso graças ao governo de Eduardo Leite. “As obras estão acontecendo na região”, disse.

“O prefeito, Paulo Polis, tem sido nosso grande parceiro e defensor, estamos vivendo um momento em que Erechim olha para o Alto Uruguai, para os 31 municípios, dialogando. Quando o Alto Uruguai vai bem, Erechim ganha, e se Erechim ganha, nós também crescemos, porque Erechim é a cidade polo, é aqui que estão os serviços, a indústria, a educação. Então, com certeza, esta parceria está sendo fundamental para desenvolver o Alto Uruguai”, disse o presidente da AMAU.

Segundo Arruda, em 2019, o Alto Uruguai tinha 10 municípios sem acesso asfáltico, e hoje, seis estão em obras, com a maioria deles sendo concluídos. “Ainda faltam quatro cidades sem acesso asfáltico no Alto Uruguai, Benjamin Constant do Sul, Faxinalzinho, Quatro Irmãos e Entre Rios do Sul. Então, nosso desejo é que estas obras sejam atualizadas e licitadas até o fim do ano, para que em 2024 pudéssemos ver a ordem de início destas importantes obras, e sermos a primeira região do Estado a ter 100% dos acessos asfálticos”, afirma Arruda.

DAER

“O compromisso do governador, Eduardo Leite, e do vice-governador, Gabriel Souza, é chegar até o final desta gestão com todos os acessos asfálticos viabilizados e a maioria deles finalizados. Os acessos municipais são prioridades, sim”, disse o diretor-geral do DAER, Luciano Faustino.

“Em 10 anos no DAER nunca vi a AMAU tão unida e nunca vi nenhuma outra região do Estado tão unida quanto a AMAU. Continuaremos assim para que possamos concluir estes acessos asfálticos, para a região crescer e voltar a ser olhada não só pelo Estado, mas por todo o país”, disse o diretor do DAER.

O vice-governador, Gabriel Souza, disse que a região Alto Uruguai é importante para o Estado, e que as reformas estruturais, dos últimos anos, reestabeleceram a capacidade de investimento do governo. “Este é um momento diferente do Estado”, disse o vice-governador.