Prefeitura Municipal de Erechim - Educação Fiscal: Escola Maria Clara vivencia o projeto 'Nota Fiscal: O que é?'
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18280/educao-fiscal-escola-maria-clara-vivencia-o-projeto-nota-fiscal-o-que-

07/07/2023

Educação Fiscal: Escola Maria Clara vivencia o projeto 'Nota Fiscal: O que é?'

Estudantes foram estimulados a viverem, junto às famílias, uma situação comercial.

A Escola Municipal de Educação Infantil Maria Clara, obra pública recentemente inaugurada pela Prefeitura de Erechim e entregue à comunidade erechinense, está vivenciando o Projeto de Educação Fiscal intitulado ‘Nota Fiscal: O que é?’

 

O Projeto surgiu na finalização do curso Educação Fiscal na Base Nacional Comum Curricular, ofertado pela Receita Estadual do Rio Grande do Sul, cursado pela professora Vanessa Sobral Souza que atua numa turma da Pré-Escola. Trata-se de um projeto que aborda a temática da Educação Fiscal de modo transversal na Educação Infantil. “Esse projeto objetiva o entendimento pelas crianças pequenas sobre o que é a nota fiscal, buscando refletir sobre a importância desse documento na arrecadação dos nossos impostos e de que formas, estes, por sua vez, retornam para a sociedade”, explica a professora.

 

O projeto é desenvolvido a partir do estreitamento dos laços entre família e escola, auxiliando que as crianças tenham contato com a realidade de práticas comerciais, inclusive, com o recebimento da Nota Fiscal. As vivências foram iniciadas no último mês, com uma roda de conversa para a apresentação do tema às crianças e incentivo ao diálogo e exposição de seus conhecimentos prévios sobre impostos e Nota Fiscal. Em seguida, foi exibido o vídeo Até Criança Entende! - material sugerido no Curso Educação Fiscal na BNCC - no qual crianças explicam o que é o imposto e como a nota fiscal é importante para que ele retorne à sociedade em forma de bens e serviços públicos. Posteriormente, foi criada a campanha "Colaborar é Familiar!" na qual as famílias foram orientadas, através de recado na agenda, a acompanhar a criança em uma situação comercial onde ela pudesse solicitar e receber a nota fiscal, com registro fotográfico do momento.

“As crianças trouxeram as notas fiscais e, na escola, construímos um varal de notas fiscais. As famílias enviaram os registros fotográficos e com eles, montamos o álbum Criança com a Nota, o qual é composto por vários registros das vivências do projeto e está acessível à todos na escola. Por último, fizemos a gravação de falas das crianças e construímos o vídeo Nota Fiscal é Familiar!, no qual elas explicam o que são os impostos e a importância da nota fiscal para que eles possam ser corretamente arrecadados e possam retornar a sociedade e de que maneira isso acontece. Além disso, reforça a importância de solicitarmos a nota fiscal na hora da compra, salientando que todos nós somos cidadãos fiscais”, finaliza a professora Vanessa Sobral Souza.

 

Em continuidade, o projeto ‘Nota Fiscal: O que é?’ vai propor vivências alinhadas ao Programa de Educação Fiscal, desenvolvido em conjunto entre as Secretarias Municipais da Fazenda e de Educação.