Prefeitura Municipal de Erechim - Feira na Escola incentiva consumo de alimentos mais saudáveis e produzidos no município
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18019/feira-na-escola-incentiva-consumo-de-alimentos-mais-saudveis-e-produzidos-no-municpio

16/05/2023

Feira na Escola incentiva consumo de alimentos mais saudáveis e produzidos no município

Escola de Educação Infantil Copas Verdes realizou, na tarde desta terça-feira (16), a Feira na Escola - Incentivando a Alimentação Saudável, para os 112 estudantes matriculados entre os turnos da manhã e tarde

A Escola de Educação Infantil Copas Verdes realizou, na tarde desta terça-feira (16), a Feira na Escola - Incentivando a Alimentação Saudável, para os 112 estudantes matriculados entre os turnos da manhã e tarde. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a diretora, Mirian E. M. Poletto, a Feira na Escola é um momento em que as crianças têm a oportunidade de fazer as próprias compras. “Este é um momento significativo em que há resolução de problemas e a construção de estratégias para os estudantes efetuarem a compra dos alimentos. Eles pensam, contam e escolhem os itens que gostariam de comprar, construindo a sua própria lista de compras, com auxílio das famílias”, destaca a diretora.

A diretora, Mirian E. M. Poletto, explica que a Feira na Escola é uma oportunidade para ressaltar a importância da alimentação saudável, ensinar os estudantes de onde vem os alimentos, e que a produção da agricultura familiar também está presente nos lanches da escola. “A valorização da agricultura familiar e a vida no campo já fazem parte da Escola Copas Verdes, porque comemoramos a ‘Festa da Colheita’ e, hoje, podemos dar continuidade com esta vivência, com as experiências da feira”, comenta ela.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, afirma que agricultura familiar é o principal fornecedor de produtos para alimentação escolar do município. “A agricultura familiar é responsável por 90% dos alimentos que os estudantes consomem, diariamente, nas escolas. E a Feira na Escola tem a função de ampliar esta relação, incentivando em nossas crianças o hábito de comer alimentos mais saudáveis, e cultivados aqui no município”, disse.

Além disso, acrescenta o secretário, “a feira amplia os canais de comercialização da agricultura familiar, que é um importante setor que produz comida para todos nós”.