Prefeitura Municipal de Erechim - Trânsito - Rótula da Rua Sidney Guerra está em teste
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/179/trnsito---rtula-da-rua-sidney-guerra-est-em-teste

08/01/2007

Trânsito - Rótula da Rua Sidney Guerra está em teste

Trânsito - Rótula da Rua Sidney Guerra está em teste

Trânsito - Rótula da Rua Sidney Guerra está em teste
    O programa de implantao de rtulas nas confluncias de ruas de grande movimentao de veculos foi retomado pelo governo municipal. Est em teste a rtula das ruas Dr. Sidney Guerra, Jos Reinaldo Angonese e Joo Risson, no bairro So Vicente de Paulo.
    O trfego intenso de veculos leves e pesados diariamente pela Rua Dr. Sidney Guerra, principal acesso da cidade com a regio norte do RS e importante ligao com a BR 153, exigia uma soluo para aquele local, explica o prefeito Eloi Zanella. Os empresrios e moradores residentes nas proximidades do entroncamento esperavam h anos por ao efetiva dos tcnicos de trnsito da prefeitura.
    O Prefeito Zanella lembra que as obras naquela regio da cidade tiveram incio ainda na gesto 2001/2005, quando a Rua Dr. Sidney Guerra passou por completa restaurao da pavimentao e drenagem lateral, no trecho entre a estrada de ferro e o acesso a BR 153.  Tambm foi construda uma passarela garantindo a segurana das crianas se deslocarem para as escolas estadual e municipal instaladas no lado direito da Rua D. Sidney Guerra, no centro do bairro.

    Rtulas

    A implantao de rtulas teve incio em 2002: Av. Pedro Pinto de Souza com Ruas So Paulo, Itarar e Silveira Martins; Av. Pedro Pinto de Souza com Ruas Princesa Floriano Peixoto e Princesa Isabel; Ruas Santos Dumont, Jos do Patrocnio e Davi Pinto de Souza com Av. Pedro Pinto de Souza, no Bairro So Cristvo; Av. 15 de Novembro com ruas Pedro lvares Cabral e So Paulo; Av. 15 de Novembro com Ruas Pernambuco e Henrique Dias; Av. Presidente Vargas com as ruas Aratiba e Itlia na regio central; Av. Tiradentes com Rua Henrique Schwering; Rua Jos Oscar Salazar com Av. Caldas Junior.
    A substituio dos semforos que existiam na maioria desses locais recebeu aprovao total dos usurios. O projeto estabelece rtulas duplas, diferentes das existentes nas Praas da Bandeira e Jayme Luiz Lago. Elas funcionam como uma articulao giratria disciplinando o sentido e circulao no entroncamento. Ou seja: quem est dentro tem a preferncia. tambm um redutor de velocidade e no contm o trnsito por tempo determinado como o semforo.  
    Parceria
    Durante trs anos as aes voltadas a melhoria da qualidade do trnsito na cidade de Erechim estiveram associadas aos Programas Educao no Trnsito  e Humanizao para uma Melhor Mobilidade Urbana coordenados pela Rede Urb-AL (Unio Europia/Amrica Latina) integrada por cidades do porte de Erechim em vrios pases, com sede em Treviso, na Itlia.
    A integrao de Erechim com a Rede Urb-AL alm do intercmbio entre as equipes de tcnicos em engenharia de trnsito, resultou na unio, no fortalecimento das instituies ligadas ao trnsito e na segurana dos usurios das vrias mobilidades urbanas. Com recursos financiados pela Unio Europia foi construdo o campo escola, Cidade do Trnsito Seguro, destinado educao das crianas matriculadas nas escolas pblicas e particulares no municpio.