Prefeitura Municipal de Erechim - Falando em sustentabilidade - Usina fotovoltaica de Erechim é modelo para projeto do Governo do Estado
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17857/falando-em-sustentabilidade---usina-fotovoltaica-de-erechim--modelo-para-projeto-do-governo-do-estado

06/04/2023

Falando em sustentabilidade - Usina fotovoltaica de Erechim é modelo para projeto do Governo do Estado

Será a maior usina solar do norte gaúcho e a sexta de todo o Rio Grande do Sul

Na tarde desta quarta-feira (5) a secretária de Administração, Izabel Ribeiro, juntamente com o engenheiro elétrico, Diogo Bolzan gestor do contrato receberam a gestora da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Governo do Rio Grande do Sul, Morgana De Nardi para agenda voltada a usina solar fotovoltaica de Erechim – obra que integra o Programa Investe + Erechim.

O modelo de Erechim, de acordo com a gestora do Governo Gaúcho, servirá como base para criação de um projeto a nível estadual para todos os municípios do Estado.

Também acompanharam a visita ao local onde está instalada a usina, o prefeito de Erechim, Paulo Polis e o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini.

Conforme explica a secretária de Administração, a primeira usina solar fotovoltaica de Erechim está quase pronta. “Dentro de cerca de três meses, toda esta estrutura moderna e inovadora, com capacidade de 1MVA de potência, 2224 placas solares fotovoltaicas, deve entrar em funcionamento, podendo reduzir em até 85% o consumo de energia da Prefeitura de Erechim”, disse Izabel Ribeiro.

Segundo a titular da pasta de Administração, os investimentos na usina solar fotovoltaica passam de R$ 5 milhões. “Será a maior usina solar do norte gaúcho e a sexta de todo o Rio Grande do Sul. Com ela estamos inserindo Erechim noutro patamar de desenvolvimento sustentável e socioambiental”, observa a secretária de Administração.

 

“Estamos sempre olhando o município de maneira abrangente e interligada, sem esquecer da preservação dos recursos naturais, buscando atender as demandas por infraestrutura, energia, sem comprometer o futuro das próximas gerações. A usina solar fotovoltaica vai gerar economia, sustentabilidade, com fonte renovável, para os próximos 25 anos”, declara o prefeito de Erechim, Paulo Polis.

 

Educação ambiental

A usina solar fotovoltaica de Erechim fica localizada na rua João Batista Cantelle Filho e, por ter sido projetada e implantada toda no chão, vai permitir a visitação dos estudantes da rede pública municipal. “Vamos mostrar para nossas crianças e jovens, através da educação ambiental, a importância de investirmos em fontes renováveis de energia para garantirmos um futuro para eles”, finaliza a secretária de Administração.