Prefeitura Municipal de Erechim - Diretoria de Bem-Estar Animal registra mais de 1,5 mil castrações gratuitas e mais de 100 adoções
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17823/diretoria-de-bem-estar-animal-registra-mais-de-15-mil-castraes-gratuitas-e-mais-de-100-adoes

31/03/2023

Diretoria de Bem-Estar Animal registra mais de 1,5 mil castrações gratuitas e mais de 100 adoções

O serviço gratuito contribui para a redução de ninhadas indesejadas, abandonos, além de contribuir para a diminuição das zoonoses

A Secretaria de Meio Ambiente, através da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), informa que através do seu Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, realizou mais de 1,5 mil castrações desde agosto de 2022. O serviço gratuito contribui para a redução de ninhadas indesejadas, abandonos, além de contribuir para a diminuição das zoonoses.

 

Além disso, o serviço de fiscalização contra maus-tratos aos animais realizou mais de 400 atendimentos presenciais, incluindo orientações, notificações e autuações, visando coibir as ações que podem ser caracterizados como maus-tratos aos animais.

 

Já o serviço de resgate e atendimento à cães errantes atropelados e feridos, realizou mais de 150 atendimentos que incluem exames, medicações, internações e cirurgias.

 

E o programa Adote um Amigo, que estimula a adoção responsável de animais abandonados e vítimas de maus-tratos, realizou no último ano mais de 100 adoções de animais através das feirinhas de adoção e dos encaminhamentos realizados pela equipe da DBEA.

 

Vale destacar também que os animais em situação de vulnerabilidade são assistidos pelo Banco de Ração para Animais da Prefeitura. Já foram doadas mais de cinco mil quilos de ração para cães e gatos, além de casinhas e utensílios para animais abandonados, animais comunitários, à população que comprove vulnerabilidade social, ONG’s ligadas a causa animal e protetores independentes.

 

Conforme explica diretor da DBEA, Thunay Lopes, a Diretoria de Bem-Estar Animal é responsável por dirigir as ações relacionados aos animais do município, visando o equilíbrio ambiental e sanitário através de ações coordenadas que geram a proteção, defesa, dignidade e bem-estar dos animais de Erechim.

 

“Só conseguimos apresentar esses resultados graças a criação da DBEA. Vale destacar que entre os serviços administrados pela Diretoria, estão o Centro Municipal de Acolhimento e Proteção aos Cães; o projeto Adote um Amigo; Controle Populacional e Identificação de Cães e Gatos; Banco de Ração e Utensílios para Animais; Unidade de Referência Animal (URA); Fiscalização contra maus tratos aos animais; Atendimento à cães errantes atropelados e feridos; Cão e gato comunitário; além do recolhimento de carcaças de animais em vias públicas”, explica Thunay.

 

O diretor da DBEA também destaca que o próximo grande desafio é a estrutura a ser entregue para a comunidade. “Erechim terá um Parque Pet, que entre outros olhares, pretende integrar todo esse diferencial sobre o bem-estar animal que o governo municipal disponibiliza à nossa comunidade”, finaliza.

 

Vale ressaltar que as ações de bem-estar e proteção animal integram o Programa de Governo Investe + Erechim e o investimento total em todas as ações está previsto em R$ 1,2 milhão.

 

 

Números da Diretoria de Bem-Estar Animal

 

CASTRAÇÕES: 1564

 

VISTORIAS DE MAUS TRATOS: Mais de 400

 

RAÇÕES DOADAS: Mais de cinco mil quilos

 

ATENDIMENTOS CLÍNICA DE APOIO, ANIMAIS RESGATADOS: Mais de 130 cães

 

ANIMAIS ADOTADOS: Mais de 100 adoções