Prefeitura Municipal de Erechim - Cultura, Esporte e Lazer - Feira do Livro retomada depois de 15 anos
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1777/cultura-esporte-e-lazer---feira-do-livro-retomada-depois-de-15-anos

01/07/2008

Cultura, Esporte e Lazer - Feira do Livro retomada depois de 15 anos

Cultura, Esporte e Lazer - Feira do Livro retomada depois de 15 anos

Cultura, Esporte e Lazer - Feira do Livro retomada depois de 15 anos
Cultura, Esporte e Lazer - Feira do Livro retomada depois de 15 anos
    Um país se faz com homens e livros. Não raras vezes fica a convicção que o livro não muda o mundo, mas pode mudar as pessoas. As edições da Feira do Livro de Erechim, retomada em 2005, vieram alavancadas no conceito de que o livro ainda é o caminho mais completo para o conhecimento.
    A retomada aconteceu em três dimensões: valorizar os alunos e professores; os escritores e apaixonados pela leitura; os editores empreendedores na missão de divulgar o conhecimento através do livro.
    A primeira edição foi em 1977 tendo como patrono o médico e escritor Paulo Dias Fernandes. Desativada por 15 anos, a Feira retornou com força em 2005, na oitava edição. A professora doutora
    Helena Confortin foi escolhida como patrona. Em 2006 foi a vez da professora (reitora da URI) Mara Rösler. Em 2007, advogada e escritora Vera Beatriz Sass.
    Os destaques nas três edições foram: Pedrinho Guareschi – PHD em Sociologia – e Carlos Appel – Editor e Secretário da Cultura do RS - em 2007. Moacir Scliar – médico e escritor – participou em 2006. Eric Chartiot – pedagogo e animador –, Carlos Urbin – jornalista e escritor – e Paulo Bentancourt – escritor –, estiveram em 2005.
    A média de público por Feira foi de 20 mil pessoas em cinco dias de comercialização, oficinas culturais, palestras, debates e lançamento de livros. URI Campus de Erechim, Sesi, Sesc, Escola JB, Colégio São José, Escola Medianeira, 15ª Coordenadoria Regional de Educação, 19ª Região Tradicionalista e a Imprensa de Erechim, estão entre os principais apoiadores.
    O grande objetivo da feira é promover inclusão cultural para que pessoas de todos os níveis entrem em contato com a cultura e o conhecimento.