Prefeitura Municipal de Erechim - Equipe de robótica Cavalo Vendado vence etapa nacional e se classifica para mundial
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17766/equipe-de-robtica-cavalo-vendado-vence-etapa-nacional-e-se-classifica-para-mundial

20/03/2023

Equipe de robótica Cavalo Vendado vence etapa nacional e se classifica para mundial

Competição foi realizada nos dias 15 a 18 de março, no Estádio Nacional Mané Garrinha, em Brasília (DF), e contou com o apoio da Prefeitura de Erechim. Instrutores atribuem a vitória ao esforço da equipe, às incontáveis horas de trabalho

A equipe de robótica educacional do Colégio Marista Medianeira, Cavalo Vendado, de Erechim, encerrou a participação no Festival SESI de Robótica, em 1o lugar nacional, com a aliança da Agrotech-SC e Alphabyte-RJ, e garantiu vaga no mundial, que irá ocorrer em Houston Texas, em abril deste ano. A competição foi realizada nos dias 15 a 18 de março, no Estádio Nacional Mané Garrinha, em Brasília (DF). A Prefeitura de Erechim incentiva o desenvolvimento de tecnologia e inovação no município e subsidiou a viagem de toda delegação.

Muito trabalho e dedicação

Os instrutores, Junior Vinícius Sottoriva Trentin e Necleto Pansera Júnior, atribuem a vitória, primeiramente, ao esforço da equipe, às incontáveis horas de trabalho, mesmo durante as férias escolares, à noite e de madrugada, tudo para chegar ao evento com um robô competitivo e apto a obter bons resultados.

O diferencial da equipe Cavalo Vendado é a união. “Somos uma equipe muito unida, como uma família, às vezes, passamos mais tempo com a equipe do que com a própria família, e, também, somos muito focados para atingir nossos objetivos”, disseram.

A equipe Cavalo Vendado retorna para Erechim e já inicia a organização para o mundial em Houston. “Agora, temos menos de 1 mês de preparação para a etapa mundial, em Houston, vamos usar este tempo para aprimorar e aperfeiçoar nosso robô”, observam eles.

Vitória inédita

No Festival Sesi de Robótica 2023, a equipe da Cavalo Vendado, formada por 35 estudantes, participou em duas categorias da FIRST: a FTC e FRC. A equipe competiu pela quinta vez na categoria FTC, com robô de pequeno porte (45 x 45 centímetros), e pela primeira vez, na FRC, que é a mais complexa e competitiva, com robô de 1,3 metro por 80 x 80 centímetros, que foi montado neste ano.

“Erechim está muito feliz pela equipe do Cavalo Vendado ter conquistado este prêmio nacional de robótica, organizado pelo SESI em Brasília. Erechim está muito orgulhosa de vocês, parabéns, e esta vitória é muito merecida”, disse o prefeito de Erechim, Paulo Polis.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Erechim, Emerson Schelski, também parabenizou pela conquista nacional que servirá, ainda mais, para incentivar a produção de conhecimento, tecnologia e inovação no município de Erechim.