Prefeitura Municipal de Erechim - União dos prefeitos: vice-governador dá início a mais uma obra no Alto Uruguai
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17760/unio-dos-prefeitos-vice-governador-d-incio-a-mais-uma-obra-no-alto-uruguai

17/03/2023

União dos prefeitos: vice-governador dá início a mais uma obra no Alto Uruguai

Prefeito, Paulo Polis, acompanhou vice-governador, Gabriel Souza, na assinatura da ordem de início do asfaltamento de 4,3 quilômetros da rodovia ERS 137, em Barra do Rio Azul, que liga Itatiba do Sul. Estado está fazendo 7 ligações asfálticas na região

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, acompanhou o vice-governador do RS, Gabriel Souza (MDB), na agenda realizada, nesta quinta-feira (16), em Barra do Rio Azul, com o diretor do DAER, Luciano Faustino da Silva, e o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Ronaldo Santini, no Centro de Eventos, e o prefeito, Marcelo Arruda, presidente da AMAU. Estavam presentes, também, os prefeitos da região Alto Uruguai, comunidade e imprensa, para assinatura da ordem de início dos serviços de asfaltamento de 4,3 quilômetros da rodovia ERS 137, que liga o município de Itatiba do Sul.

Assinatura

“Asfalto significa desenvolvimento e dignidade para as comunidades”, disse o governador, Gabriel Souza, ao se pronunciar para o público presente no Centro de Eventos de Barra do Rio Azul. Segundo ele, durante muito tempo, o desenvolvimento do Estado se deu pela força empreendedora do gaúcho, porque o Estado não conseguia fazer investimentos, mas esta realidade mudou agora.

“E como diz nosso governador, Eduardo Leite, quem cuida das contas, consegue cuidar das pessoas, consegue colocar elas no orçamento. E o Estado está fazendo 7 ligações asfálticas no Alto Uruguai, sem mencionar outras tantas obras. Temos que celebrar este momento”, disse o governador.

Conforme o governador, a prioridade para este governo será a educação, porque é na primeira infância, que vai até os 6 anos, que o cérebro se desenvolve, e se isso não ocorrer corretamente, na fase adulta as pessoas terão dificuldades de aprendizagem e para entrar no mercado de trabalho.

Quebra de paradigmas

O prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, disse que as obras de acesso asfáltico demandam um trabalho incansável, são muito difíceis, desafiadoras, mas, por outro lado, elas quebraram paradigmas, porque colocaram o Alto Uruguai, novamente, no mapa do Rio Grande do Sul. “Mais um sonho que se realiza. A previsão é inaugurarmos estas obras em outubro”, disse.

União do Alto Uruguai

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, ressaltou que o Alto Uruguai tem sete ligações asfálticas sendo realizadas pelo governo do Estado na região, e isso é importante e estratégico.

“E se há um tema central é o da união do Alto Uruguai, o trabalho em conjunto. Uma obra que inicia em Centenário, Barra do Rio Azul, em Itatiba do Sul, é uma obra do Alto Uruguai Gaúcho. Nós passamos a trabalhar juntos e isso é fundamental. Há o momento de pedir e a hora de agradecer. Por isso, muito obrigado vice-governador, Gabriel Souza, por assumir o compromisso e cumprir. Quero agradecer, também, ao Gilberto Capoani e ao deputado, Ronaldo Santini, que sempre foram defensores do Alto Uruguai Gaúcho”, afirma Polis.

E, acrescenta, o prefeito Polis, “a todos que estão aqui, vida longa à união do Alto Uruguai Gaúcho, e esse brinde será feito com o melhor vinho do mundo da Vinícola Soliman”.

Vistoria do acesso asfáltico

Antes disso, o governador, Gabriel Souza, o prefeito, Paulo Polis, e o prefeito, Marcelo Arruda, vistoriaram as obras do acesso asfáltico de Barra do Rio Azul, que compreende trechos nos municípios de Barra, Aratiba e Erechim. O investimento superior a R$ 30 milhões do Estado tem contrapartida de R$ 6 milhões das prefeituras. O governador conheceu a Praça Bistrô e a UBS do município, que está sendo modernizada com recursos do Estado.

Trabalho diário

Segundo o engenheiro da Traçado, Leonardo Mota, empresa responsável pelas obras, o trecho de Barra do Rio Azul, de aproximadamente de 6 km, está praticamente finalizado e com sinalização. “O trecho de Aratiba, dos cerca de 5 km no total, 2 km já estão com a base pronta, imprimada, que é última etapa antes de colocar a massa asfáltica. A outra parte está avançando bem também. Na etapa de Erechim, de 2,2 km, já foram feitas as detonações necessárias, porque havia muita pedra no local. Fizemos parte da terraplanagem e, agora, vamos entrar no reforço da estrutura”, explica o engenheiro.

Conforme o engenheiro, Leonardo Mota, no total, são, aproximadamente, 13 km de Barra do Rio Azul até a ERS 420. “As obras estão andando bem, temos bastante maquinário, estamos com uma equipe de 70 pessoas trabalhando, diariamente, e vamos manter assim até finalizar as obras”, observa.