Prefeitura Municipal de Erechim - Infra-Estrutura Urbana - Urbanização e melhoria do acesso aos bairros como prioridade
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1774/infra-estrutura-urbana---urbanizao-e-melhoria-do-acesso-aos-bairros-como-prioridade

01/07/2008

Infra-Estrutura Urbana - Urbanização e melhoria do acesso aos bairros como prioridade

Infra-Estrutura Urbana - Urbanização e melhoria do acesso aos bairros como prioridade

Infra-Estrutura Urbana - Urbanização e melhoria do acesso aos bairros como prioridade
    O projeto de recuperao da pavimentao asfltica no montante de 800.000 m, de acordo com o inventrio realizado em 2001, comeou pela regio central. O asfalto deteriorado foi retirado pelo processo de fresagem e substitudo por concreto betuminoso usinado quente (CBUQ). Amostras de piso de vrios trechos foram analisadas em laboratrio. Na manuteno dos trechos em melhores condies foi utilizado o microasfalto - mistura de areia industrial, p de pedra, agregados por emulso asfltica modificada por polmeros. Essa tecnologia empregada na manuteno de rodovias norte-americanas.
    Mais de 600.000 m de asfalto foram recuperados. Em 2001 existiam 800.000 m de ruas asfaltadas. Hoje so mais de 1.100.000 m de pavimentao asfltica.
    Dentro deste projeto esta sendo executada a Av. D. Joo Aloysio Hoffmann, ligao estratgica entre a Av. Sete de Setembro, no Bairro Ipiranga, com a Rua Heraclides Franco, no Bairro So Cristvo. Implantada com a finalidade de desafogar o trfego que se concentra na Av. Sete de Setembro nas horas de pico da entrada e sada dos estudantes da URI Campus de Erechim.
    O Distrito Industrial tambm foi priorizado com diversas obras que melhoram o acesso s indstrias. Alm do acesso a III Etapa do Distrito, e as Ruas Germano Carlos Knapick, foram pavimentadas as ruas Alcebades Tonin (10.000 m), Edson Jos Menoncin (3.920m), Leonira Gasperin Galli (2.520 m).

Perimetral Norte 3,4 km de pavimentao
    A Via Perimetral Norte a maior obra viria realizada no centro urbano. So 3,4 km de pavimentao com CBUQ Concreto Betuminoso Usinado Quente, entre o Viaduto Ruben Berta, na Av. Maurcio Cardoso, e o acesso BR 480, no Bairro Jaboticabal.
    Toda a infra-estrutura de base foi construda dentro do padro da engenharia de rodovia de trnsito pesado com o leito e subleito tratados com macadame hidrulico, a base e sub-base com pedra graduada.
    A Via Perimetral Norte importante por ser a principal ligao do Bairro Trs Vendas e por estar na rota do transporte pesado, das cadeias produtivas de gros e carnes, da regio do Alto Uruguai, absorvidas pela agroindstria Cotrel/Aurora.