Prefeitura Municipal de Erechim - Gestores públicos municipais conhecem parque tecnológico e primeira cidade inteligente do Brasil
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17610/gestores-pblicos-municipais-conhecem-parque-tecnolgico-e-primeira-cidade-inteligente-do-brasil

13/02/2023

Gestores públicos municipais conhecem parque tecnológico e primeira cidade inteligente do Brasil

Objetivo da agenda de três dias em São Paulo é buscar o máximo de informações e subsídios para serem aplicados na implantação do Centro Tecnológico, a Transformação Digital, e, consequentemente, o desenvolvimento social, econômico e cultural de Erechim.

Conhecer um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil. Esse é o objetivo da agenda da secretária de Administração, Izabel Ribeiro, secretária-adjunta, Aline da Costa, o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, ao Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec), no Estado de São Paulo, o primeiro criado em território paulista, nesta segunda-feira (13).

 

Protagonista para desenvolver a região

 

Inicialmente, eles assistiram vídeo institucional sobre o PqTec, que foi criado pela Prefeitura de São José dos Campos e governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de ser protagonista no desenvolvimento da região e do país, sendo um grande articulador para a criação de novas tecnologias, novos produtos e novos processos. Conheceram o diretor geral, Jeferson Cheriegate, secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Alberto Marques Filho, e o coordenador de Novos Negócios, Amaury Acatauassú.

 

Estrutura para promover ciência e tecnologia

 

O coordenador de Novos Negócios, Amaury Acatauassú, falou mais sobre o Parque Tecnológico São José dos Campos para a comitiva de Erechim. “O Parque Tecnológico São José dos Campos tem mais de 188 mil metros quadrados de infraestrutura, com espaços para empresas consolidadas, para startups, espaços compartilhados, restaurantes, cafeterias, espaços de conveniência e convivência, quatro auditórios com 80, 90, 300 e 800 lugares, 15 salas para reuniões, dois refeitórios e cozinhas coletivas, 800 vagas de estacionamento, três laboratórios multiusuários e lava rápido”, comenta o coordenador.

 

E, acrescenta, “nossa missão é promover a ciência, tecnologia, inovação e o empreendedorismo, visando ao desenvolvimento competitivo e sustentável”

 

Cidade Inteligente

 

Antes do meio-dia, eles assistiram apresentação sobre as Cidades Inteligentes, com o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Alberto Marques Filho. “Somente 79 cidades no mundo têm o título de ‘cidade inteligente’, e São José dos Campos, no interior do Estado de São Paulo, está entre elas, é a primeira cidade inteligente do Brasil. Esta certificação está relacionada à gestão e ao funcionamento do município e critérios como qualidade de vida, sustentabilidade, tecnologia, economia, prevenção e ação em casos de desastres naturais”, explica.

 

Segundo Alberto Marques Filho, a tecnologia tem papel central neste processo, no entanto, o município precisa estar capacitado para rever processos, desburocratizar, investir em soluções sustentáveis e fazer parcerias com empresas para atrair investimentos e gerar oportunidades para a população.  

 

Nexus

 

À tarde, a comitiva erechinense visitou o Nexus, hub de inovação. “O Nexus é um ambiente para conexão de startups, pequenas, médias e grandes empresas, investidores e instituições de ensino, com programas de aceleração e incubação que acompanha startups desde a fase de ideação até escala, e programas que estimulam inovação aberta e conexão entre o ecossistema. O hub de inovação do PqTec está entre as cinco melhores incubadoras de negócios privados do mundo, de acordo com o World Benchmark Study 2021-2022, realizado pela UBI Global”, disse o coordenador, Amaury Acatauassú.

 

Além do Nexus, os secretários e secretárias conheceram a Nick, uma plataforma centrada no paciente que coleta e conecta informações de saúde através de ferramentas de big data e mineração de dados que torna o processo de atendimento mais eficaz em prontos socorros e unidades de saúde, garantindo uma maior satisfação de pacientes e equipes médicas. E, também, a plataforma GeoPixel, que monitora as alterações urbanas, faz abertura e fechamento de empresas e digitaliza o processo de emissão de alvarás de obras privadas. Eles visitaram o Centro de Segurança e Inteligência de São José dos Campos.

 

Na avaliação dos gestores públicos municipais, o primeiro dia de agenda, em São José dos Campos, foi muito produtivo, com muitos exemplos, experiências, subsídios, que ajudarão a estruturar o Centro Tecnológico, a Transformação Digital, e, consequentemente, o desenvolvimento social, econômico e cultural de Erechim.