Prefeitura Municipal de Erechim - Mais do que moradia, cidadania
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17562/mais-do-que-moradia-cidadania

27/01/2023

Mais do que moradia, cidadania

Reestabelecer a integridade física e emocional, proporcionar dignidade e resgatar a cidadania das pessoas. Esses são alguns dos objetivos do Programa Municipal Reforma e Ampliação de Moradias da Prefeitura de Erechim, realizado por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social e coordenação do Departamento de Habitação.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, afirma que entre os objetivos do Poder Público está atender, também, quem mais precisa, as famílias vulneráveis. “E este programa Municipal de Reforma e Ampliação de Moradias faz exatamente isso, auxilia as famílias a fazer as reformas necessárias e até construir uma casa nova. Mais do que moradia, estamos construindo cidadania”, afirma o prefeito.

Conforme o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, o município fez, em 2022, 48 reformas e ampliação de moradias, construiu 22 banheiros, entregou 21 kits casas e colocou 18 postes de luz com entrada RGE. “O programa beneficiou mais de 100 famílias em 2022”, afirma.

“Estou muito feliz”

“Meu Jesus, agora estamos no coberto, a antiga casa estava podre, a nova casa está uma benção. Estou muito feliz”, disse dona Maria Elisabete Dias, que mora há mais de 50 anos no Bairro Progresso e foi contemplada com um Kit Casa.

“Agora está bom”

Conforme Deli Signey Weishaup pai de Crisieli Carla Weishaup, moradora do bairro Poletto, o programa municipal de Kit Casa é muito bom. “Não tem burocracia é mais rápido e se consegue atender com urgência. E fui eu que fiz a casa e antes não tinha condições, meu Deus do céu, se chovia em Concórdia já chovia aqui dentro, agora está bom. Estou aproveitando o material para fazer mais uma peça na casa”, disse o pai da Crisieli.

“Sou muito grata”

A moradora do bairro Progresso, Tainá Maciel Radel, recebeu Kit Casa completo e poste de luz padrão RGE. Ela reside com os filhos Enzo e Arthur. “A casa está bem bonito, muito boa, em vista da casa que eu tinha esta ficou muito boa, atendeu as minhas expectativas e necessidades. Sou muito grata e estou muito feliz. Realizei um sonho, a outra casa era bem velhinha, gosto muito de ficar aqui, antes não gostava”, comenta.

“Está tudo muito bonito”

Contemplada com Kit casa completo e poste padrão RGE, Chauane Rosseto, está muito contente com a nova casa para a família, os dois filhos, Bernardo e Betina, ela e o marido, e aos poucos estão terminando o que precisa ser feito. “Meu Deus do céu, a casa ficou muito boa, está tudo muito bonito”, afirma.

Política social de habitação

A coordenadoria do Departamento de Habitação explica que o programa municipal está dentro da política de habitação que tem interesse social, ela não visa lucro e, sim, realizar melhorias nas moradias para o bem-estar das famílias. Assim, o Poder Público municipal contribui para superação da vulnerabilidade habitacional de seus munícipes.

Segundo a coordenadoria, as famílias contempladas neste programa fazem parte do CadÚnico e tem renda de até três salários mínimos, em média, e cada caso é analisado separadamente, criteriosamente, e envolve o trabalho da Assistência Social, Departamento de Habitação, Secretaria de Saúde. Atendemos quem realmente precisa e não tem condições financeiras de melhorar o local onde mora, depois de fazer uma triagem bem detalhada.

Departamento de Habitação

Além disso, o Departamento de Habitação realizou 209 inscrições para lotes sociais, sorteou 12 terrenos para o loteamento social Fiebig 4, fez 71 autorizações para escritura ou liberação de cláusula, 30 processos de remissão ou renegociação de débitos habitacionais, e sorteou 334 lotes sociais em 2021, sendo que 220 já estão em fase de construção ou com moradia.

A equipe do Departamento de Habitação fez reuniões com as famílias do Distrito de Capo-Erê para resolver questões habitacionais e regularizar dívidas junto a Procuradoria. Orientação sobre o trabalho do departamento para outros técnicos dos CRAS, CREAS, ADAU, APAE de outros municípios como Barão de Cotegipe, Jacutinga e Aratiba, que estão implementando políticas habitacionais. Fechamento dos edifícios da massa falida Demoliner. Atendimentos e encaminhamentos referente a 30 regularização de terrenos. Reunião e auxílio das famílias do Loteamento Carloto.