Prefeitura Municipal de Erechim - Investimentos para fortalecer e qualificar a Educação Municipal
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17540/investimentos-para-fortalecer-e-qualificar-a-educao-municipal

20/01/2023

Investimentos para fortalecer e qualificar a Educação Municipal

O Governo de Erechim está atuando para dar condições de infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e valorização dos profissionais para qualificar a educação e aumentar os índices educacionais.

Uma das prioridades do Governo de Erechim é a Educação. Fortalecer e qualificar o processo educacional para garantir o presente e o futuro das crianças erechinenses com sucesso. Por isso, há dois anos uma série de investimentos vem sendo realizados. Nesse período, foi criada a Escola Barão do Rio Branco, que atende cerca de 550 crianças, foi inaugurada a nova Escola Caras Pintadas, atendendo 700 estudantes e ainda neste ano, será inaugurada a nova Escola Maria Clara, para atender em torno de 180 estudantes. Além disso, a estrutura da Secretaria Municipal de Educação também avança com a construção do novo Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), que vai atender 300 estudantes e o Ginásio Poliesportivo Municipal Renan Carlos Agnolin, com capacidade para aproximadamente duas mil pessoas.

 

Estudantes e professores valorizados

 

Desde o ano passado, os estudantes do Pré ao 9º Ano contam com Uniforme Escolar. São mais de cinco mil estudantes que receberam 14 peças de roupas, entre elas, camiseta, moletom, jaqueta, meia, bermuda, leggin, calça, tênis e mochila. Um investimento de R$ 4 milhões, visando dar conforto e segurança às famílias. Os avanços também aconteceram na implementação do Sistema SIM da Editora FTD, Sistema de Gestão Educacional e materiais didáticos como apostilas, livros literários, plataforma digital e o acompanhamento com simulados duas vezes ao ano. Também são destaques nesse contexto, o inovador e pioneiro projeto de Robótica Educacional, uma realidade para mais de 400 estudantes do 4º ao 9º ano e os mais de 90% dos investimentos em Alimentação Escolar, vindos de produtos da agricultura familiar. São mais de 200 mil refeições servidas por mês nas Escolas Municipais.

 

“Esses investimentos otimizaram o desempenho dos Estudantes e das Escolas, melhorando a aprendizagem, ampliando os recursos disponíveis e garantindo equidade ao acesso de informações e construção do conhecimento em todas escolas”, destaca a secretária de Educação, Verenice Lipsch.

 

Os professores do Sistema Municipal de Ensino de Erechim também foram valorizados pela função importante que cumprem, com reajustes salariais, equiparado ao Piso Nacional. Foram 12,84 % em 2021, 33,23% em 2022 e já está aprovado para este ano, 14,95% de reajuste aos professores.

 

Conforme explica o prefeito de Erechim, Paulo Polis, os investimentos em infraestrutura e na valorização dos profissionais é uma resposta à sociedade, mas também uma responsabilidade muito grande para Educação de Erechim. “Esses investimentos não são pouca coisa. É uma valorização importante para os professores que trabalham com o bem maior das famílias, que são nossas crianças. Mas também, é uma busca para resultados desafiadores nos índices educacionais como o IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e o SAERS, Sistema de Avaliação do Estado do Rio Grande do Sul”, pontua o prefeito.