Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim é reconhecida pela governança migratória com o Selo Migracidades
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17532/erechim--reconhecida-pela-governana-migratria-com-o-selo-migracidades

19/01/2023

Erechim é reconhecida pela governança migratória com o Selo Migracidades

A solenidade foi acompanhada de forma online pela secretária e pela adjunta de Assistência Social, Clarice Moraes e Cristiane Rodrigues

Erechim é reconhecida pela governança migratória com o Selo Migracidades
Erechim é reconhecida pela governança migratória com o Selo Migracidades

Na quarta-feira (18), Erechim recebeu a certificação Migracidades, pela governança migratória local. A solenidade foi acompanhada de forma online pela secretária e pela adjunta de Assistência Social, Clarice Moraes e Cristiane Rodrigues. O reconhecimento é entregue pela Plataforma Migracidades, mantida pela ONU Migrações e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A plataforma busca promover a conscientização, o diálogo e a implementação de políticas sobre migrações.


A certificação foi entregue aos governos locais que participaram com sucesso de todas as etapas ao longo de 2022, que incluíram um curso de capacitação, um diagnóstico da abrangência das políticas locais e a definição de ações prioritárias a serem desenvolvidas pelos governos a partir das necessidades identificadas localmente. Ao longo do evento, foram apresentadas as boas práticas desenvolvidas pelos governos certificados em 2022 em cada uma das 10 dimensões, as quais foram necessárias para que a certificação fosse efetivada.


Em Erechim, os diagnósticos identificados partiram de análises que compõem saúde, educação, assistência social, pastas aos quais foram possíveis extrair dados para assim definir aproximadamente quantos migrantes estão alocados no município hoje.


Para 2023, seguindo o relatório ao qual foi entregue para a viabilidade deste grande momento, será realizado uma modificação nas plataformas digitais com um espaço destinado aos migrantes, com tradução para a língua ao qual possuem maior fluência e demais informações que são de interesse social, político e de bem-estar. Ainda serão realizadas capacitações com os servidores e comunidades sobre as demandas existentes e a necessidade do olhar atento para com os que chegam até a cidade, que possui esta atenção em proporcionar qualidade de vida.


A secretária de Assistência Social, Clarice Moraes comenta. ''Para nós é uma satisfação participar desse projeto. O tema das migrações é um tema atual e urgente na sociedade brasileira e mundial, participar disso significa estar atualizada no seu tempo e atualizada às necessidades de hoje, do que realmente precisamos nos atentar para proporcionar ações que são efetivas, sejam elas em que esfera forem,'' finaliza.