Prefeitura Municipal de Erechim - SAMU e Ambulância Cidadã registram mais de 5 mil atendimentos em 2022
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17519/samu-e-ambulncia-cidad-registram-mais-de-5-mil-atendimentos-em-2022

16/01/2023

SAMU e Ambulância Cidadã registram mais de 5 mil atendimentos em 2022

O SAMU pode ser acionado através de ligação gratuita no Disque 192 e a Ambulância Cidadã através do Disque 160

Os atendimentos de urgência e emergência de Erechim, através do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU) e da Ambulância Cidadã trabalharam sem interrupção durante o ano de 2022 para salvar vidas.

 

Durante o ano, foram registrados 5.112 atendimentos no município. A Ambulância Cidadã realizou 3.534 atendimentos no último ano, já o Samu realizou 1.578 atendimentos.

 

Telefones 192 do SAMU e 160 da Ambulância Cidadã


De acordo com a coordenadora dos serviços de Urgência e Emergência, Elaine Strassburg, o serviço funciona 24 horas por dia, sendo o SAMU acionado através de ligação gratuita no Disque 192 e a Ambulância Cidadã através do Disque 160.


Conforme explica a coordenadora, o SAMU atua em ocorrências com vítimas de acidente de trânsito, quedas da própria altura, ferimentos por arma de fogo e arma branca, quedas de altura, afogamentos, engasgo e queimaduras. O serviço também pode ser acionado para casos obstétricos, infartos (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC), pacientes em surto psiquiátrico.


“Já a Ambulância Cidadã trabalha em paralelo ao SAMU. Entre todos os atendimentos também realiza deslocamento de pacientes acamados, sem mobilidades e transferências de pacientes que necessitem de ambulância fora do domicílio”, explica Elaine.

 

Capacitação da equipe de socorro


As equipes atuantes foram capacitadas, qualificadas obedecendo a norma técnica do SAMU. Ao longo de 2022 foram realizadas capacitações e treinamentos como cursos de aperfeiçoamento e capacitação de primeiros socorros e Suporte Básico de Vida (BLS).


Além disso, a secretária de Saúde, Éclesan Palhão destaca o início do projeto Samuzinho que tem como objetivo ensinar, de uma forma lúdica, noções de primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos e em ambiente escolar. “Isso faz com que as crianças já despertem para o autocuidado e tenham atenção na prevenção de acidentes e de auxiliar e cuidar da vida do outro”, finaliza a titular da pasta de Saúde.