Prefeitura Municipal de Erechim - 64 pequenos produtores vão receber milho do programa Porteira Adentro
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17476/64-pequenos-produtores-vo-receber-milho-do-programa-porteira-adentro

29/12/2022

64 pequenos produtores vão receber milho do programa Porteira Adentro

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, iniciou nesta semana, a distribuição de milho do programa municipal Porteira Adentro, que integra o Investe + Erechim e vai investir R$ 200 mil reais nesta primeira etapa. A proposta do programa é inserir, gradativamente, ações de fomento ao setor agrícola.

 

Nesse primeiro momento, a Prefeitura de Erechim fez a compra de milho para destinar aos pequenos produtores de leite e de subsistência para alimentação dos animais. Foram 77 inscritos e 64 contemplados, que preencheram os requisitos que são: não ter mais de 30 hectares e 49 animais por propriedade. O laudo técnico de avaliação dos inscritos foi feito pela Emater de Erechim.

 

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, explica que os produtores tiveram 14 dias para se inscrever no programa durante o mês de novembro. “Este é um programa para diminuirmos os prejuízos gerados pela estiagem aos pequenos produtores rurais que se enquadram na área de até 1,5 módulo rural, em área própria ou arrendada, produtores de leite com até 49 animais e possuam DAP - Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar”, explica o secretário.

 

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Ale Dal Zotto, o vereador Jurandir Pezzenatto e o secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski acompanharam na manhã desta quinta-feira (29), a entrega na propriedade do Ademir e Elenice Cechet na Linha América.

 

A família foi uma das mais atingidas com a estiagem no ano passado, tendo recebido abastecimento de água potável para consumo humano e para os animais de duas a três vezes por semana. Agora eles contam com uma fonte protegida, iniciativa da Prefeitura de Erechim e caixa d’água da Câmara de Vereadores. A produtora rural Elenice Cechet, contou que a família chegou a pensar em vender os animais devido aos custos e se emocionou agradecendo o auxílio recebido.

 

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, destacou a importância do Poder Público auxiliar os produtores rurais. “Erechim é uma cidade que valoriza o trabalho na cidade e do campo. Os agricultores podem seguir contando com a Prefeitura de Erechim para o desenvolvimento das famílias e da produção nas propriedades”, comentou o prefeito.