Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Saúde orienta sobre atendimentos na UMRS - antiga UPA
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17467/secretaria-de-sade-orienta-sobre-atendimentos-na-umrs---antiga-upa

28/12/2022

Secretaria de Saúde orienta sobre atendimentos na UMRS - antiga UPA

Secretaria de Saúde orienta sobre atendimentos na UMRS - antiga UPA

O serviço de Pronto Atendimento da Unidade Municipal de Referência em Sáude (UMRS) – antiga UPA – atende a população mediante encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro ao qual pertence cada munícipe, onde o mesmo já está cadastrado.

Caso não seja possível o atendimento médico na UBS, o usuário do sistema será avaliado pelo enfermeiro na UBS, que identifica a necessidade de encaminhar para atendimento na UMRS ou ao hospital, fornecendo um encaminhamento por escrito, em formulário padrão. 

Vale ressaltar que no Pronto Atendimento URMS, não são realizados acompanhamentos de condições preexistentes (hipertensão, diabetes, problemas de coluna, entre outros), não são solicitados exames de rotina, não são renovadas receitas, não são feitos encaminhamentos para especialistas.

Neste setor, são atendidos usuários com queixas agudas (vômito, diarreia, febre, dor intensa, entre outros), com tratamento direcionado à questão de saúde relatada no momento da consulta. 

São utilizadas as classificações do Protocolo de Manchester, onde há um banner que pode ser visualizado na sala de espera na triagem dos usuários, ou seja, os pacientes com sinais vitais alterados ou quadros mais graves serão atendidos antes dos demais, sendo que o tempo para atendimento varia de imediato até quatro horas de espera. 

Ainda, é importante que as pessoas tenham conhecimento que todas as UBSs tem médicos de Estratégia de Saúde da Família ou Clínico Geral.

Importante reforçar que os testes de Covid são feitos na Unidade do bairro do usuário do sistema. Caso a pessoa tenha sinal e sintoma gripal procure a sua UBS fazendo uso da máscara de proteção facial.